email atual aluisiodutra@gmail.com

sábado, 7 de janeiro de 2012

Desempenho da Deputada Fátima Bezerra em Prol da Educação é Altamente Elogiável


Publicado na Tribuna do Norte no dia 31 de Dezembro de 2011
João Lyra Neto - Jornalista

O desempenho da deputada Fátima Bezerra em prol da Educação é, sem duvida, altamente elogiável. Com capacidade política da melhor qualidade, na Câmara dos Deputados realiza m trabalho que merece a atenção da população do Rio Grande do Norte. A educação, não só no Rio Grande do Norte, tem merecido a atenção de políticos e estudiosos na matéria. A propósito o senador Cristovam Buarque político altamente qualificado tem discutido, vez por outra, o assunto que se chama a atenção de dirigentes de escolas particulares e publicas em todo o Nordeste. Pode-se dizer, que é um problema dos mais urgentes debatido em todos os tempos entre políticos e educadores. O combate ao analfabetismo na gestão do falecido governador Aluizio Alves teve uma posição consolidada. Cercado, no seu Governo, de amplas idéias para erradicação do analfabetismo, contou com a ajuda de programas internacionais. A luta de Aluizio Alves foi grande assessorado por Kalazans Fernandes seu competente auxiliar. 

O Plano Nacional de Educação foi oficializado com a edição da Lei Nº 10.172 de 2001, com vigência até 2011. O principal aspecto no âmbito das metas de financiamento do plano é o dispositivo que estipula a elevação da década referida, dos gastos públicos (União, Estados e Municípios), em relação ao PIB aplicado em educação para 7%. O combate ao analfabetismo é um tema que cai na atenção daqueles que tem sido prioridade para a mocidade em prol da conquista de melhores funções na área empregatícia. Sabe o senador Buarque de Holanda que nosso país necessita de recursos financeiros para erradicar o problema em questão. A alfabetização oferece segurança para o próprio meio em que se vive, afastando, de todas as formas, as amarguras e de pobreza. Então por tudo isso, só nos resta aplaudir o trabalho da deputada Fátima Bezerra, através de conferencias e debates públicos.

Não se pode deixar de falar sobre a participação do Governo Federal e dos Estados nessa luta, mesmo com as dificuldades que tem surgido. A educação profissional tem levado jovens a ocupar empregos e melhores posições no mercado de trabalho. O Brasil, evidentemente, tem exercido desde o tempo do presidente Lula. Oportunos convênios foram feitos no setor educacional para jovens que disputam concursos públicos. O Ministério da Educação precisa evidentemente olhar para isso. A propósito o engenheiro civil e empresário Adauto Medeiros em artigo recentemente publicado, aborda, claramente, o problema de falta de meios educacionais no país. Diz, ele, que as verbas para o setor em sua maioria deveriam ser aplicados, no ensino fundamental destinados ao ensino superior. Lamentavelmente, a maioria dos recursos recebidos pelas prefeituras desaparece e não conseguem chegar às escolas, professores e alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário