email atual aluisiodutra@gmail.com

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Programas e Projetos Sociais Atendem a Milhares de Patuenses


Secom
 Secretária de Assistência e promoção Social, Linderleide Almeida
 
Todos os programas de cunho social que funcionam no município, em parceria com o governo federal, estão em pleno funcionamento atendendo crianças, jovens, adultos e idosos em todas as regiões da cidade.

A assistência social gira em torno de dois Centros de Referências, o de assistência social (CRAS), que atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas devulnerabilidade e risco social, e o de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), trabalha diretamente na proteção das garantias das famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento demedidas socioeducativas em meio aberto, etc.).

Dentro do CRAS funcionam os seguintes programas:

  • PROJOVEM- O Programa Nacional de Inclusão de Jovens, tem como finalidade primeira proporcionar formação integral aos jovens. Atualmente o programa atende cerca de 100 jovens, garantindo assim a inclusão de centenas de jovens em diversas atividades de cunho educativo, esportivo e social. O Projovem é coordenado pelo professor Cláudio Rosa e funciona no Complexo Abdula Solano, situado na Rua Aristides Inácio S/N, Centro.
  • PETI- O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil articula um conjunto de ações visando à retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, exceto na condição deaprendiz a partir de 14 anos. O programa é coordenado pelo educador Ranieri Alves e também funciona no complexo.
  • GRUPO DO IDOSO CIDADÃO- programa visa envolver os idosos em diversas atividades sociais, que elevem a auto estima de todos, proporcionando momentos de bem estar e muitas atividades físicas. O grupo é coordenado pela professora e coordenadora do CRAS, Maria Aparecida,

Outro importante programa que funciona ativamente no município é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que é coordenado pela pedagoga Adriana Calixta e trabalha diretamente com casos de violação de diretos, situação de risco, violência física , social, sexual, entre outras. O CREAS funciona na Rua Capitão José Severino, 296, Centro, onde funcionou por muito tempo à Junta Militar.

Agregado ainda aos serviços sociais oferecidos pelo município através de parcerias importantes, funciona a AABB Comunidade que consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação é efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania. O projeto é coordenado pelo professor Celsivam Aureliano e funciona na AABB de Patu.

Outro serviço que merece destaque pela sua função e desempenho no município é o Bolsa Família, que atende atualmente em Patu, cerca de duas mil famílias. O programa é coordenado pelo agente social, Emanoel Alves e funciona diariamente na Rua Dr. José Augusto, 26, Centro.

De acordo com a secretária de Assistência e Promoção Social, Linderleide Almeida, todos os programas sociais ativos no município, são dotados de profissionais qualificados e prontos para atender a grande demanda diária. Linderleide ressaltou ainda a importância das práticas sociais que são desenvolvidas ao longo do anos por todos os programas, e lembrou que todas as faixas etárias são assistidas e beneficiadas pelas ações sociais, da criança ao idoso.

“É muito gratificante saber que Patu conta hoje com uma equipe de profissionais que atuam para garantir os direitos de todos e promover ações voltadas para a valorização, capacitação e principalmente inclusão social de todos através das mais variadas ações desenvolvidas pela secretaria municipal de assistência social”, disse a secretária.

Lindeileide lembrou ainda que a secretaria irá promover uma série de capacitações, através de cursos técnicos, a exemplo do ano passado, onde a secretaria ofertou cursos técnicos à população, (pintura rústica, culinária e guia turístico).

 Fonte: SecomPatu- www.patu.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário