email atual aluisiodutra@gmail.com

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Patu: Conte a Sua História


 


 Escola Estadual João Godeiro

 No início do século XX, anos vinte, registra-se um marco na história da educação, na cidade de Patu. Pode-se dizer que a mesma deu um salto no que diz respeito à educação com a criação da entidade educacional pública a Escola Estadual “João Godeiro” antigo Grupo Escolar João Godeiro. Esta escola nasceu da necessidade da comunidade de reunir em um só estabelecimento todas as escolas do Ensino Primário que antes funcionavam em casas de famílias. Antes de se tornar um sonho realizado o Senhor JOÃO GODEIRO vendo a necessidade de se ter um lugar onde pudesse atender melhor os estudantes, teve a idéia de juntar todas as turmas em um só estabelecimento de ensino e, assim surgiu á primeira escola da vila que recebeu o nome Grupo Escolar João Godeiro. Não satisfeito com mérito realizado o Senhor João Godeiro, convocou os moradores da vila para fundar uma associação com o fim de combater o analfabetismo e construírem um grupo escolar, porém não conseguiu concluir seu objetivo. Mas alguns anos após sua morte Rafael Godeiro (irmão) do idealizador da idéia conseguem construir a nova sede do Grupo Escola João Godeiro. Em vinte e oito de fevereiro de mil novecentos e vinte e sete, pelo decreto Nº 321, Excelentíssimo Governador do Estado do Rio Grande do Norte, José Augusto de Medeiros, e demais autoridades do Estado, como o Senhor Rafael Godeiro e, outras autoridades civis, militares, onde solenemente foi inaugurado o “Grupo Escolar João Godeiro”, localizado na então, Vila Patu, no antigo prédio hoje (Ginásio Comercial) município de Patu, Estado do Rio Grande do Norte. Entretanto existe documento na escola que comprovam matriculas de alunos no 1925 e 1926- com nome de Escola Isolada Rudimentar Mista.
 Dona Carmelita Rocha - Primeira Diretora

Segunda a professora Carmelita Rocha, só em 1955 é que foi concluída a construção do novo Grupo Escolar João Godeiro a Rua Rafael Jácome, onde funciona ate os diais atuais e, o antigo estabelecimento ficou funcionado o Ginásio Comercial de Patu. A partir de 1951, com a admissão de novos professores, os alunos foram divididos, pelo grau de saber, em 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano primário.  A maioria dos professores passam pelos cargos de diretor e secretário.
  O Grupo Escolar João Godeiro atendia somente de 1º ao 5º ano do Ensino primário. Com a procura da comunidade pela a Educação Infantil foi criada a educação pré-escolar e supletivo nos anos 80 . Em 01 de janeiro de 1997 foi implantado o 1º e 2º Ciclo Básico, conforme Parecer Nº 041/97 de Nº 8.920 de 01 de janeiro de 1997, promulgada na Lei de Diretrizes da Educação Nacional Nº 9394/96 e o Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Em fevereiro de 1999 foram implantadas duas turmas de 5ª série, nos anos seguintes foram implantadas turmas de 6ª, 7ª e 8ª série.
A partir do ano de 2005 a Escola foi reorganizado por ano de Ensino e implantou o Ensino Fundamental de 9 anos com turma de 1º ao 9º ano e EJA (Educação de Jovens e Adulto) 3º e 4º nível.
Atualmente a Escola está organizada com 10 turmas de 1º ao 9º ano e 2 (duas) turmas de Educação de Jovens e Adultos - EJA. Somando ao todo um número de 224 (duzentos e vinte e quatro) alunos matriculados.
Nível e modalidade de ensino ministrado na escola:Ensino Fundamental – de nove anos (1º. à 9º. ano) - vespertino. Educação de Jovens e Adultos – 3º (6º e 7º ano) e 4º nível – (8º e 9º ano)- noturno.

Ex-diretores e vice-diretores e período de gestão:
De 1936 á 1946 – Maria Carmelita Rocha;
1947 á 1948 – Raimundo Suassuna;
1949 á 1950 – Maria de Campos Silva;
1951 á 1952 – Maria Elisa Ingerssol;
1953 á 1958 - Maria Carmelita Rocha;
em 1959 - Maria Elisa Ingerssol;
em 1960 – Francisca pereira de Andrade;
em 1961 - Maria Carmelita Rocha;
de 1963 á 1965 – Vanda Godeiro Carlos;
de 1966 á 1967 – Laureniza Godeiro Alves;
de 1968 á 1970 – Firma do Socorro Tavares;
em 1971 – José Joaquim/Terezinha T. Lira;
de 1972 á 1973 – Eulália Andrade de Paiva;
( 1974 não consta nos arquivos o nome do gestor);
de 1975 á 1978 - Eulália Andrade de Paiva;
de 1979 á 1986 – Terezinha Jales Dantas;
de 1987 á 1990 – Diretora - Maria Celi Suassuna Leite. Vice – Raimunda Ernesto da Silva;
de 1994 á 1994 – Diretora - Zilar Fernandes Rocha. Vice – Maria de Fátima Avelino;
de 1995 á 1999 – Diretora - Maria Lucia de Moura Benigno. Vice – Raimunda Ernesto da Silva;
de julho de 1999 à janeiro de 2000 – Marileide Moura Targino;
de janeiro de 2000 à 04 de setembro de 2002- Francisco Mascena Godeiro;
de 05 de setembro de 2002 à 31 de dezembro de 2002 - Maria do Socorro Alves Pereira Castro. Vice – Francisca Jácome de Oliveira;
2003 à 2005 – Diretora - Zilar Fernandes Rocha. Vice – Maria Aparecida de Almeida;
2006 à 2011 através de eleição foi eleita diretora Maria do Socorro Alves Pereira Castro e vice – diretora Francisca Jácome de Oliveira.


Diretor Atual: Maria das Neves Santana Neta
Vice-diretor Atual: Maria do Socorro Almeida
Equipe Pedagógica Atual:
Maria do Socorro Alves Pereira Castro – Coordenadora Pedagógica.

Professores Atuais:
Rita Tavares
Inácia Edileusa
Tereza Maria de Araújo
Francisca Dantas
Maria Lúcia Dantas
Gilneide Ferreira
Hélio Godeiro
Maria Sandilene de Moura Dutra
Núbia de Fátima
Margarida Maria Gonçalves

Funcionários Atuais:
Francisca Jácome de Oliveira
Marileide Moura Targino
Salenice Maria de Moura
André Ernesto
Raimundo Linhares
Cleide Godeiro
Maria José de Oliveira Braga
Francisca das Chagas Melo Coelho

Alunos matriculados, por turno.
No ano de 2011 estavam matriculados 224 alunos, distribuídos de 1º ao 9º ano e EJA. Atualmente a escola está em processo de matrículas para o ano letivo/2012.

Principais Eventos e Projetos realizados pela instituição:
Dia das Mães;
Dia das Avós;
Dia dos Pais;
São João – Tradicional Arraiá Pé-de-serra;
Projeto Mediadores de Leitura;
PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência);
Eventos Estudantis, Aulas de Campo, Oficinas de dança, teatro, capoeira e etc.
Promovendo Saúde – Palestras sobre orientação sexual, DST’s e meios contraceptivos.
Projeto Viva sem drogas.

 Festa Juninada Escola Estadual João Godeiro - Arraiá Pé de Serra, já se tornou tradição
 Atividades e projetos realizados pela escola
 Ações Educativas
 Atividades Culturais
 Comunidade Escolar

Participação nos eventos educacionais da cidade
Próximas instituições a conta a sua história: Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes e Pastoral da Criança 


Do Blog do Campelo

Eleições 2012 PATU- Médico Epitácio de Andrade defende Candidatura de Esquerda

-.

 Atimar Godeiro no lançamento do livro de Epitácio Andrade

“Continuo defendendo a candidatura de Atimar Godeiro a prefeito de Patu nas eleições de 2012”. Esta é a opinião do médico psiquiatra Epitácio de Andrade Filho, idealizador do Movimento Patu 2001, que revolucionou a história política deste município oestano do Rio Grande do Norte, a partir da segunda metade dos anos noventa do século passado.

A opinião do médico foi expressa, durante reunião com o professor Jerônimo Linhares, sobre o planejamento de uma feira lítero-poética em Natal, prevista para ocorrer no período de 16 a 18 de maio, quando haverá o relançamento do livro “A Saga dos Limões”, de autoria de Epitácio Andrade, cuja edição contou com apoio cultural de Francimar Godeiro, “Atimar”.

Epitácio Andrade defendeu que o petista Atimar Godeiro inicie articulações políticas com outros grupos e correntes de pensamento de esquerda como o segmento representado pelo ex-candidato a deputado federal Juvêncio Hemetério Filho e com a sindicalista Sônia Godeiro, com o intuito de formular um projeto socialmente justo e sustentável para a sociedade patuense.

Texto enviado pelo médico Epitácio de Andrade a Bruno Campelo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário