email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Homenagem 31 Anos do Campus Avançado de Patu

Sessão Solene de Homenagem aos 31 Anos do CAP Mudou da Boate Pântano para o Auditório do Campus Avançado de Patu
 Em virtude da coclusão da obra do auditório do Campus Avançado de Patu a sessão solene em homenagem ao CAP, que será prestada pela Câmara Municipal mudou de local, seria realizada na Boate Pântano e passou para o auditório do próprio Campus na próxima sexta feira (04/05).

   O auditório com 200 lugares foi concluído esta semana com a instalação da energia que alimentará a iluminação e condicionadores de ar.

Patu: Conte a Sua História

História do Campus Avançado de Patu

Segundo Capítulo

No ano seguinte, 1982, depois de inúmeros contatos da Coordenação do Campus com a Direção 12º NURE, em Umarizal, foi dada a autorização para o funcionamento do Campus na Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes. Mais uma vez surgiram problemas: o prédio estava com o teto totalmente comprometido, e a instalação elétrica e hidráulica danificadas. Para agravar ainda mais a situação não havia espaço disponível para que fossem instaladas secretarias e a coordenação.
 O Campus iniciou suas atividades em salas do Ginásio Muicipal de Patu
 Depois passou para escola Dr. Xavier Fernandes, hoje sede definitiva Campus de Patu
O Coordenador procurou imediatamente a Direção da FURRN em Mossoró e expôs a situação dramática e vexatória por que passava o Campus de Patu. O Presidente, Prof. Laplace Rosado Coelho mostrou-se sensível ao problema, mas alegou falta de recursos financeiros até mesmo para efetuar pagamentos da folha funcional. Imediatamente o Coordenador fez uma proposta desafiadora: consiga os recursos para o pagamento da mão-de-obra, que os Prefeitos da Região e a comunidade financiarão os recursos necessários para aquisição do material, e em sessenta dias a escola estará restaurada. A proposta foi aceita, o Coordenador voltou para Patu, mobilizou os amigos e dentro de quarenta e cinco dias a obra estava concluída, vencido assim o primeiro grande obstáculo.
As crises no âmbito da FURRN se sucediam e as dificuldades administrativas se multiplicaram a cada mês, chegando a atrasar o pagamento dos professores e funcionários por cinco meses.
Contornada a situação, foram contratados novos professores para suprir as deficiências que surgiam a cada período letivo.
 João Ismar de Moura enfrentou diversas crises da antiga FURRN
Em Junho de 1983, o Profº João Ismar de Moura foi convocado para reassumir a função de Farmacêutico-Bioquímico de Análises Clínicas do SENAI-Natal-RN, onde era lotado e estava cedido à Universidade Regional por prazo determinado. Para substituí-lo foi nomeada provisoriamente a Profª Marcia Gorete de Moura, licenciando-se alguns meses depois por motivo de saúde, indo para o seu lugar a Profª Mosaneide Alves de Lima Félix, até o retorno da Profª Gorete.
 Gorete Moura foi nomeada provisoriamente diretora do Campus de Patu
Neste período realiza-se a solenidade de Colação de Grau da 1ª turma concluinte, num total de 78, sendo: 31 em Ciências, 14 em Ciências Contábeis e 33 em Pedagogia. O paraninfo Geral foi o Deputado Federal Vingt Rosado e a oradora foi a concluinte de Pedagogia, Maria Celi Barreto. Como não havia espaço apropriado no Campus, a cerimônia foi realizada na Igreja Matriz de Patu.
 A primeira solenidade de colação de grau das turmas concluintres foi realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores 
 Deputado Vingt Rosado primeiro paraninfo geral das turmas concluintes
 As solenidades de colação de graus, durante anos, foram realizadas na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores
Em Maio de 1985 o Profº João Ismar de Moura foi sondado pela Profª Maria Salomé de Moura sobre a possibilidade de reassumir a função de coordenador, devido ao grande descontentamento entre a Coordenação do Campus e a administração central. Sensibilizado com os apelos e consciente da difícil tarefa de coordenar uma Unidade de Ensino sem recursos próprios, aceitou o desafio retornando à coordenação do Campus em Junho do mesmo ano.
 Após crise na FURRN sai Laplace Rosado e entra Pe. Sátiro Dantas como reitor
Alguns meses depois irrompeu-se nova crise no âmbito da FURRN, e o Presidente Laplace Rosado que a esta altura acumulava os cargos de Presidente e Reitor, é demitido; para o seu lugar é nomeado o Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, que procurou sanear as finanças da Instituição e iniciou a luta pela sua estadualização.
Na gestão do Pe. Sátiro, várias assembléias foram realizadas com o objetivo de reunir subsídios para elaboração do projeto de estadualização. Após alguns meses de luta o governador Radir Pereira depois de receber em Palácio várias caravanas da FURRN, vindas de Pau dos Ferros, Patu, Mossoró e Assu se comprometeu perante a todos que antes do término do seu governo, efetuaria a incorporação da FURRN à administração estadual, o que foi efetuado através da Lei nº 5.846 de 08 de Janeiro de 1987 e publicado no Diário Oficial dois dias depois de ser assinada. Também em sua gestão o Pe. Sátiro decretou eleições para coordenador dos Campi Avançados. Em Patu foi eleito o Profº João Ismar de Moura, para cumprir um mandato de quatro anos, obtendo 97% da preferência dos eleitores, compostos dos três segmentos (Professores, Alunos e funcionários).
 Governador Radir Pereira
 Ato de estadualização da FURRN que passou a ser URRN hoje UERN. O governador Radir Pereira assumiu compromisso que ia estadualizar a FURRN e cumpriu a palavra
O Campus Avançado de Patu foi criado para atender uma demanda de até 400 alunos, no período de quatro anos. Este contingente já tinha sido atingido em toda sua plenitude, nos seus primeiros anos de funcionamento. Como não havia salas de aula suficientes, cerca de 200 alunos do ciclo geral eram atendidos precariamente na Escola Profº Raimundo Rocha, distante aproximadamente 1KM da atual sede do Campus.
 Por falta de espaço o Campus também funcionou em salas da Escola Raimundo Rocha
Após a posse, o Profº João Ismar de Moura procurou novamente a Direção Central da FURRN e expôs o problema, obtendo a garantia de 50% dos recursos. Com apoio do prefeito local e de Municípios circunvizinhos, estudantes e a comunidade da Região conseguiram levantar os 50% restante. Sendo construído assim mais seis salas de aula, a Diretoria, a Biblioteca, a Quadra de Esportes, o Almoxarifado e restaurado o muro.
O Prefeito Epitácio de Andrade ajudou significativamente na ampliação e reforma do Campus Avançado de Patu
Vale ressaltar o apoio significativo do então Prefeito de Patu, o Dr. Epitácio de Andrade e do Governador Radir Pareira, sem os quais não teria sido realizado este empreendimento.

Aguarde a publicação do 3º Capítulo. 

Neste dia 6 de Maio em Patu  - Inauguração do Museu Rural

José Hélio é o novo Secretário Municipal de Obras e Urbanização




Foi empossado na manhã desta quarta-feira (02), o novo Secretário Municipal de Obras e Urbanização de Patu, José Hélio Azevedo, que de imediato se reuniu com todos os servidores da pasta. O encontro contou com a presença do secretário de finanças Rivelino Câmara.
Fonte: Olhar Crítico.
Parabéns e Sucesso! 

E-mail de Epitácio Filho para Aluísio Dutra


Prezado professor Aluísio Dutra,

                       Agradeço a sua lembrança pelo convite, a mim formulado, para a participação na sessão solene alusiva a homenagem aos 31 anos do Campus Avançado de Patu. Reconheço seu trabalho voltado para o desenvolvimento da região do médio-oeste, cuja população haverá de manifestar idêntico sentimento. Envio votos de uma realização produtiva para todos que compõem a comunidade universitária de Patu, e particularmente a você, mando cordiais saudações.
                       Formalmente, enviei a presidente da Câmara Municipal, Vereadora Maria Helena Gentil, a correspondência referenciada a seguir:

"Senhora presidenta,

                          Sentindo-me honrado com o convite para sessão solene em homenagem aos 31 anos do Campus Avançado de Patu, manifesto meu agradecimento pela vossa lembrança, que certamente está fundamentada na contribuição de meu pai, ex-prefeito Epitácio de Andrade, na efetivação do sonho de uma universidade em Patu/RN.
                          Desejo que seja realizada uma produtiva discussão de conteúdos referentes a relevância deste importante dispositivo social, fomentador do desenvolvimento sustentável do médio-oeste potiguar.
                          Infelizmente, em razão de agenda de compromissos, previamente estabelecidos, não poderei participar de forma presencial. Envio saudações universitárias à comunidade do Campus Avançado. Na pessoa de seu primeiro diretor João Ismar de Moura, deixo meu fraternal abraço.
                           Cordialmente,
                           Epitácio de Andrade Filho".

EM TEMPO: anexo foto, creditada ao professor João Batista de Moura, que registra as presenças no lançamento de "A Saga dos Limões", em Natal/RN, do primeiro diretor do CAP professor João Ismar de Moura, do ex-prefeito de Caíçara do Norte/RN Dr. Edmilson Albuquerque e do Antropólogo Geraldo Barboza Júnior, autor da "orelha" do livro, que também foi lançado no CAP, no dia 10 de Julho de 2011

MÚSICA

Escurinho Vence Festival do Cangaço

O cantor e compositor pernambucano, radicado há várias décadas na Paraíba, Jonas Neto Escurinho foi o grande vencedor do II Festival de Músicas do Cangaço, realizado na noite de 28 de Abril, na Estação do Forró – Vila Ferroviária, em Serra Talhada/PE, capital do xaxado e terra natal de Lampião, o Rei do Cangaço.
Foto cedida
 Escurinho: Melhor música, melhor intérprete
Quando Escurinho chegou à tarde, para “passar o som” de “Nas Estradas de Bom Nome”, melhor música do festival, encontrou-se no museu do cangaço, com seu amigo Epitácio Andrade, contemporâneo da Universidade Federal da Paraíba, nos anos oitenta do século passado.
Foto Cristina Cláudia
 Epitácio Andrade e Escurinho
A performance de Escurinho defendendo a música vencedora foi irretocável, valendo-lhe também o prêmio de melhor intérprete. Para o médico psiquiatra e pesquisador social Epitácio Andrade, a letra de “Nas Estradas de Bom Nome” é um convite ao engajamento político para o enfrentamento das questões sociais.
Reprodução 
 Folder II Festival de Músicas do Cangaço

A segunda edição do festival musical do cangaço foi organizada pelo ponto de cultura “Cabras de Lampião”, patrocinada pela secretaria de cultura de Pernambuco, tendo mais de 90 composições inscritas, oriundas de todo país, e foram selecionadas vinte para a etapa final.
 Escurinho recebendo A Saga dos Limões
Na manhã seguinte à vitória de Escurinho, Epitácio Andrade foi parabenizá-lo na Pousada Lampião, onde estava hospedado, e lhe presentear com um exemplar de seu livro “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”.
Fonte: Epitácio Filho.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário