email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Do Blog do Campelo

PATU- Venha conhecer um pouco mais do nosso Turismo

PATU- CAPS comemora Dia Mundial da Saúde Mental


http://www.patu.rn.gov.br/wp-content/uploads/2012/10/GGG.jpg

Em outubro, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental, com o propósito de sensibilizar os governos a darem uma importância relevante a esta problemática, que assola o Mundo. O dia 10, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é encarado como “prioridade global”, apesar da complexidade existente na definição do conceito saúde mental. Segundo a OMS “Os problemas de saúde mental constituem atualmente a principal causa de incapacidade e uma das mais importantes causas de mobilidade nas sociedades”. Para a organização internacional, este e outros fatores fazem com que a saúde mental seja uma prioridade da política de saúde dos governos. 

http://www.patu.rn.gov.br/wp-content/uploads/2012/10/2012-10-10-10.21.26.jpg

A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, que garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece. Este modelo conta com uma rede de serviços e equipamentos variados tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros. 
http://www.patu.rn.gov.br/wp-content/uploads/2012/10/2012-10-10-10.32.55.jpg

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Patu realizou na manhã do dia 10 de outubro, uma reunião com os pacientes, com o objetivo de explanar sobre o Dia Mundial da Saúde Mental, destacando os avanços na saúde pública do Brasil e principalmente conhecendo um pouco mais sobre o SUS, o maior e melhor sistema de saúde pública do mundo. Na reunião também foi utilizada mídia de vídeo sobre o dia de saúde mental e por fim foi realizada atividade em pequenos grupos com a confecção de cartazes e fixação dos mesmos em frente ao CAPS. Através destes acontecimentos, a equipe do CAPS busca a reabilitação e a reinserção social do usuário, fazendo a sociedade ver o portador de transtorno mental com um novo olhar. 
http://www.patu.rn.gov.br/wp-content/uploads/2012/10/2012-10-10-10.32.44.jpg

O CAPS também busca inserir o paciente em oficinas terapêuticas, tratar da reinclusão social (em que o paciente, por sua vez, participar de eventos e festas comemorativas que fazem parte do calendário do nosso país). Além disso, fornece atendimentos necessários e garante manutenção medicamentosa, de acordo com cada caso. Com uma equipe de psiquiatra, psicólogo, assistentes social, enfermeira, terapeuta ocupacional, técnico de enfermagem, além da equipe de apoio, o Centro oferece diversas oficinas para tratamentos, de acordo com a necessidade de cada um.
http://www.patu.rn.gov.br/wp-content/uploads/2012/10/2012-10-10-10.34.53.jpg 

http://www.patu.rn.gov.br/wp-content/uploads/2012/10/2012-10-10-10.31.24.jpg

FUNCIONAMENTO 

O Centro de Atenção Psicossocial de Patu (CAPS- PATU) oferece um importante e relevante serviço comunitário que tem como papel principal cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial os transtornos severos e persistentes. 


Além de oferecer um atendimento especializado, visando substituir às internações em hospitais psiquiátricos, por um acompanhamento sistemático aos pacientes do município, o CAPS- PATU, atende outras seis cidades da região. Pacientes de Olho Dágua do Borges, Rafael Godeiro, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Rafael Godeiro e Messias Targino também são beneficiados. 


O CAPS- PATU funciona de terça à sexta, das 08 às 17h, e conta com uma equipe técnica formada por terapeuta ocupacional, enfermeira, auxiliar de enfermagem, assistente social, médica psiquiatra e psicólogo clinico. 


Confira o cronograma de atendimentos semanais 


Terça à sexta - Francelina Cunha de Azevedo (terapeuta ocupacional) - Nalygia Paula Paiva (enfermeira) - Rozilda Senna de Medeiros (auxiliar de enfermagem) 


Terça a quarta - Claudicelio Sabino de Queiroz (assistente social) 


Quinta a sexta - Danielle Queiroga de morais Dantas (assistente social) 


Sexta-feira - Maria de Fátima Trajano Sampaio (médica psiquiatra) 


Terça a quarta - Ana Carla Carlos Paiva (psicóloga clínico) 


De acordo com o secretário de saúde Dr. Ednardo Moura, todos estes profissionais atuam exclusivamente na unidade do CAPS. “Todos os profissionais de saúde lotados no programa atendem apenas a demanda do CAPS, outros casos de saúde devem ser direcionados às unidades de saúde ou hospital municipal, que também dispõe de uma equipe de profissionais qualificados”, disse o secretário. 

 O CAPS- PATU é coordenado pela assistente administrativa – Sonália Maria de Oliveira e fica localizado na Avenida Lauro Maia, nº 112, Centro. Para mais informações ligue para (84) 3361-2650
Fonte: SECOM- www.patu.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário