email atual aluisiodutra@gmail.com

sábado, 10 de novembro de 2012

Do Blog do Sargento Andrade



Folclorista Patuense Comandará Cortejo na Abertura do Flipaut

Dudé Viana, Jack d’Emilia e Epitácio Andrade

Depois de frutífera reunião envolvendo os escritores Dudé Viana e Epitácio Andrade com Jack d’Emília, articulador do Festival Literário Alternativo da Praia da Pipa (Flipaut), na sua 3ª edição, ficou proposto que o folclorista patuense João de Artur será convidado para comandar um cortejo cultural pelas ruas daquela paradisíaca praia do município de Tibau do Sul, localizado a 80 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte, durante a abertura oficial do evento, que ocorrerá no período de 21 a 25 de novembro de 2012. 

O mestre João de Artur comanda um grupo folclórico desde 1976, com história de dedicação a cultura popular a partir do município de Patu, no sertão do médio-oeste, para todo o Rio Grande do Norte e para o nordeste brasileiro, levando alegria e diversão para o povo, com seus brinquedos alegóricos, confeccionados na sua própria oficina de produção cultural. Compõem o seu grupo um boi de cortejo, um jaraguá, a boneca Gabriela e o boneco Cascudão, que homenageia Câmara Cascudo, além de sua inseparável burrinha.


João de Artur e Epitácio Andrade no show de Dudé Viana em Caicó

Em Caicó, na região seridó potiguar, no ano de 2002, o folclorista João de Artur teve participação marcante no show do cantor Lobão ao lado de vários músicos do Rio Grande do Norte.


João de Artur ao lado de Lobão e músicos potiguares
Para o FLIPAUT 2012, o folclorista João de Artur está prometendo contagiar a Praia da Pipa com diversão e arte, comandando um cortejo cultural em parceria com a orquestra do maestro José de Jesus, do município de Senador Georgino Avelino, também localizado no litoral sul potiguar.


Texto: Epitácio de Andrade, Médico Psiquiatra e Pesquisador Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário