email atual aluisiodutra@gmail.com

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Notícias 19 de Fevereiro de 2013


Artigo do Prof. Aguinaldo Gomes sobre a Insegurança em Patu

Patu: SOS. Segurança pública

Há muito se tem procurado verdadeiros responsáveis para a falta de segurança na nossa acolhedora cidade de Patu. Todos têm testemunhado a insegurança, principalmente nas casas residenciais. Ao romper de um novo dia, as pessoas já se perguntam entre si de quem foi a casa ou estabelecimento comercial que arrombaram? Já virou rotina; seja qual for o horário, o bairro, a rua; seja quem for o seu proprietário, se Godeiro, Maia, Suassuna ou Oliveira, ninguém respeita.
Objeto extorquido também vale tudo, desde cuscuz de milho as relíquias de ouro dezoito quilates. Neste frenesi alucinante a imprensa deita e rola. Tem matérias para todo gosto, que de certa forma, estes delinqüentes sazonais acabam sendo promovidos. E quem são estes? De onde vêm tantas habilidades que driblam famílias, segurança privada, policiais e às vezes até tocam o coração de alguns membros do ministério público!
Em conversa particular com alguns membros de corporação, chegam até a desabafar com sintomas de angústia e impotência, como se tentassem resolver, mas se tornam impotentes. Por outro lado, cogita-se que algum destes molévoles tem o apoio de massa grossa. Estes acusam aqueles e não se chegam a um denominador comum.
Na realidade, o que acontece é que ninguém cutuca o cerne da questão que tem crescido recrescido e recrudescendo no meio social. O problema é que estamos tentando decifrar pelos efeitos e não pelas causas. Responsabilizar a polícia de Patu seja civil ou militar por não resolver o problema é o mesmo que tentar vender ar condicionado no pólo norte, não é por ai.
Enquanto não começarmos pela base e pelos segmentos responsáveis, nunca encontraremos uma solução definitiva. Sempre defendi quatro pilares por que passam a formação do caráter do individuo: A família, a escola, a igreja e a própria sociedade.
A família há muito tem esquecido o seu papel enquanto instituição humana: disciplinas, regras, respeito ao próximo, valores e muitos outros atributos; As nossas escolas devem oferecer condições para reparar o déficit deixado pela família, levando a uma reflexão permanente, na busca de um crescimento social. O mestre Paulo Freire foi feliz quando disse que a educação sozinha não fazia muitas mudanças, mas sem ela tampouco se mudaria.
Houve um tempo em que a igreja era um lugar ideal para se buscar Deus e a sua soberania. Um lugar para se ter um encontro pessoal com Deus através da nossa fé, que se deve ainda hoje por meio de um evangelismo puro e simples a condição de ter pelo menos uma razão pra viver.
Assim, entendo que todos têm a sua parte. A educação através de trabalho dinâmico e inclusivo com perspectivas voltadas para um futuro promissor e que não se pode mais adiar. Se em parte sabe-se que a maioria destes infratores,  são crianças e adolescentes, onde fica o conselho tutelar a as suas atribuições? Quantos freqüentaram os programas federais, como o Peti, Bolsa família, Pró-jovem, dentre outros?
 Se o problema é coletivo cadê a nossa câmara municipal de vereadores? O que se está esperando para realizar-se uma audiência pública? E que não seja abortada como outrora?
O que não podemos é ficarmos assistindo a esse filme  cujo tema é “arrombamento das casas residenciais” e não provocarmos uma alternativa viável.
Vamos à luta, ainda a tempo de recuperar a segurança e a tranqüilidade do nosso povo e da nossa gente.
Aguinaldo Gomes, professor e chefe do departamento da VISA


Na Eleição para Reitor e Vice da UERN o Prof. Aluísio Dutra Vota Assim



Vereador de Mossoró Silveira Júnior é eleito presidente da FECAM



francisco jose mossoroA Federação das Câmaras do Rio Grande do Norte (Fecam) elegeu hoje o novo presidente: o vereador e presidente da Câmara de Mossoró, Francisco Silveira Júnior (PSD).
Silveirinha já ocupava o cargo de vice presidente da Fecam, inclusive com atuação destacada pelos parlamentares da região oeste por promover seminários legislativos e implantar projetos de modernização da Câmara de Mossoró no setor de informática e administrativo.
Por Anna Ruth

População Atendeu Pedido de Delegado e Arrombadores Foram Presos
Delegado Dr. Sandro Régis
Após o delegado civil da 7a. DRP, Sandro Régis ter entrado em contato com a redação do Blog A Folha Patuense, solicitando o apoio da população para que ela possa ajudar a policia informando, dando pistas e denunciando os suspeitos dos diversos arrombamentos que acontecem na cidade, a população atendeu ao apelo do delegado e denunciou os suspeitos de praticar dezenas de arrombamentos em várias residências e estabelecimentos comerciais da cidade. Após o juiz de plantão da comarca de Umarizal autorizar a busca e apreensão foi recuperado parte de alguns furtos realizados na cidade e foi preso o meliante conhecido como Felipe bem como a sua companheira conhecida como Idiléia, onde em sua residência, localizada no bairro Projeto Crescer, foram encontrados vários objetos roubados da população. O delegado solicitou da justiça a prisão preventiva de Felipe e Idiléia. Dr. Sandro Régis disse que Felipe já estava sendo procurado pela polícia e com a denúncia feita pela população e confirmada pela polícia os mesmos se encontram presos. O fato que está tirando a tranquilidade da população é que existem vários menores praticando roubos e furtos diariamente na cidade necessitando uma ação mais efetiva por parte da nossa justiça.
A população espera que o juiz de nossa comarca também faça a expedição dos mandados de busca de apreensão com maior brevidade pois muitas vezes acontece demora na expedição dos mandados dando tempo para que os arrombadores se desfaçam dos produtos roubados e desta forma a população é sempre quem sai perdendo. 
  Alguns produtos de furtos recuperados pela polícia


Felipe



CONVITE PARA REUNIÃO DA CDL DE PATU


CONVITE:

Convidamos V. S.ª, para participar de uma reunião da CDL, nesta quinta feira, dia 21 de Fevereiro de 2013, às 19h30min, na sede da CDL, localizado na Rua Capitão José Severino, 198 – Centro – Patu-RN. 
Na oportunidade estaremos tratando dos seguintes assuntos:

1º - Conclusão da ampliação da sede da CDL
2º - Curso Conhecendo Finanças (SEBRAE)
3º - Outros assuntos do Interesse da Classe Lojista.

A sua presença é muito importante.

Patu-RN, 18 de Fevereiro 2013.

Jaiza Dantas dos Santos
Presidenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário