email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 5 de março de 2013

Notícias Quarta Feira 06 de Março de 2013



Morre aos 58 anos Hugo Chávez, presidente da Venezuela


hugo chavesO presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu na tarde desta terça-feira (5), aos 58 anos, na capital Caracas.
A morte ocorreu às 16h25 locais (17h55 de Brasília), segundo o vice-presidente Nicolás Maduro, herdeiro político de Chávez, que fez o anúncio em um pronunciamento ao vivo na TV.
“Às 16h25 locais (17h55 de Brasília) de hoje 5 de março, faleceu o comandante presidente Hugo Chávez Frías”, disse Maduro, emocionado.
Chávez lutava contra um câncer desde junho de 2011 e, após realizar um tratamento em Cuba contra a doença, havia voltado ao país natal em fevereiro deste ano.

Conheça mais um Personagem que dá nome as ruas de Patu
Frei Damião
Frei Damião nasceu em Bozzano, município de Massarosa, Província de Lucca, na Itália, aos 05 de novembro de 1898. Foi o segundo dos cinco filhos do casal Félix e Maria Giannotti, camponeses italianos de sólida formação cristã e católica. O filho mais velho da família, Guilherme Giannotti, tornou-se padre diocesano e depois recebeu o título de Monsenhor, destacando-se como professor e diretor espiritual no Seminário Arquiepiscopal de Lucca-Itália. A irmã mais nova, Pia Giannotti, tornou-se freira da Congregação das Irmãs de Santa Zita (Zitinas).
Frei Damião deixou sua Itália querida e veio, juntamente com os Freis Inácio de Carrara e Bento de Terrinca, como missionário para o Nordeste do Brasil. Partiu da cidade de Gênova, no navio Conte Rosso, aos 28 de maio de 1931, desembarcando no porto do Recife, em Pernambuco, aos 17 de junho de 1931.
No Brasil, sua primeira residência foi o Convento de Nossa Senhora da Penha, donde partiu para pregar as Santas Missões, começando pelo Sítio Riacho do Mel, município de Gravatá-PE, a 35km da capital.
As Santas Missões eram um tempo forte de graça e conversão! A cidade parava para ouvir e celebrar a Palavra de Deus proclamada pelo Frei Damião. Era sempre recebido com festa e tratado com muito carinho como ele mesmo afirmava. Porém, fazia questão de dizer que tudo aquilo não era para ele, mas para Deus de quem o povo o via como mensageiro. Não pregava a si mesmo, mas o Evangelho de Cristo.
Como companheiros de missões, Frei Damião teve o apoio de Frei Antônio de Terrinca, Frei Cipriano de Ponteccio, Frei Eduardo de Strettoia, Frei Félix de Pomezzana e aquele que por mais de 50 anos esteve a seu lado, Frei Fernando Rossi.
No dia 31 de maio, às 19h20min., Frei Damião partiu para a casa do Pai, aos 98 anos de idade, cercado pela oração de seus confrades, da equipe médica que dele cuidara e sob a melodia de cânticos e hinos.



Rua Frei Damião (Bairro da Estação)


Em Assu, candidatas à reitoria da UERN apresentam propostas de descentralização


candidatas UERN assu
A UERN está presente em dezessete cidades e esta é uma das maiores dificuldades enfrentadas para a gestão da universidade. Na manhã desta terça-feira (5), as professoras Ana Dantas e Gláucia Russo visitaram o Campus de Assu, onde defenderam a descentralização administrativa da UERN.
“Hoje, os alunos concluintes dos campi avançados precisam se deslocar até Mossoró para assinar e receber seu diploma, por exemplo, se uma lâmpada queima ou falta papel no Campus de Assu, só o almoxarifado do Campus Central poderá repor o estoque. Por isso a gente defende a descentralização também da distribuição de materiais”, observa Ana Dantas ao enfatizar que além de prejudicar o funcionamento da unidade, o modelo atual é mais dispendioso.
As candidatas também propõem a aquisição de pelo menos um micro-ônibus para cada campus, a fim de garantir a participação dos estudantes em aulas de campo e eventos científicos, sócio-políticos e culturais. Outra proposta é a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), custeado inteiramente pelo MEC, para agilizar procedimentos como a emissão de documentos, cadastro de turmas, trancamento de disciplinas e outros.
Fonte: Blog do Robson Pires.

Reitores das universidades federais pedem ao presidente da Câmara dos Deputados prioridade para educação


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, se reuniu nesta terça-feira (5), em Brasília, com os diretores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), entre eles a reitora da UFRN, Ângela Cruz.
A deputada Fátima Bezerra (PT-RN), também participou do encontro.
8532185028_4ff9fc0632

Aguarde o lançamento do Livro: O LIMA
Capa: Rivaldo Maia Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário