email atual aluisiodutra@gmail.com

quinta-feira, 21 de março de 2013

Notícias Sexta Feira 22 de Março de 2013

Dia Mundial da Água

Diagnóstico sobre a Seca em Patu: Fórum das Associações de Patu Vai Realizar Reunião Hoje a Tarde para Discutir Situação 
 Será realizada hoje a tarde reunião mensal do Fórum das Organizações Sociais de Patu a partir das 14:00 h na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A reunião contará com a participação de representantes de associações rurais do município e representantes do SEAPAC – Serviço de Apoio a Projetos Alternativos Comunitários que irão ajudar na elaboração de um disgnóstico da situação das comunidades rurais de Patu no tocante a seca. O principal ponto da pauta será a elaboração de um diagnóstico atual da situação das comunidades rurais do município onde será apresentado e discutido por ocasião da audiência pública  sobre a seca que será realizada no próximo dia 10 de abril na câmara municipal de Patu.

 O engeheiro agrônomo do SEAPAC , Fabrício Edino Jales, vai ajudar na elaboração do diagnóstico 

Vereadora Lucélia Ribeiro Propôs Criação de um Fundo Municipal Permanente de Controle aos Efeitos da Seca
A vereadora Lucélia Ribeiro (PT) apresentou requerimento na Câmara Municipal de Patu solicitando do poder público municipal a criação de um Fundo Municipal Permanente de Controle aos Efeitos da Seca. Ação segue o exemplo do estado do Rio Grande do Norte e de alguns municípios que se preocupam com a situação de estiagem. O fundo municipal permanente de controle aos efeitos da seca tem como finalidade captar recursos da própria receita do município bem como de outras fontes como por exemplo recursos originários de multas ou penalidade pecuniárias determinadas pela justiça.
A aplicação dos recursos deste fundo seria exclusivamente para o controle dos efeitos da seca através  de um planejamento prévio elaborado pelos membros de um conselho a ser criado com esta finalidade bem como de controlar e fiscalizar a aplicação dos recursos captados. 

Maioria das Ruas de Patu não Existe Placas de Identificação

Hoje em Patu se você desejar encontrar uma rua tem que sair perguntando aos moradores pois, a grande maioria da ruas de nossa cidade, não existe placas de identificação das mesmas.
Observando este problema a vereadora Lucélia Ribeiro (PT) entrou com requerimento em plenário solicitando do poder público municipal se fazer um trabalho geral de identificação de todas as ruas da cidade sendo colocadas placas com os respectivos nomes.
A vereadora Petista, Lucélia Ribeiro, solicitou se fazer um levantamento geral para identificaão das ruas de Patu

Museu Rural de Patu Agora é de Utilidade Pública


A vereadora Ribeiro (PT) entrou com projeto de lei na Câmara Municipal de Patu para tornar de utilidade pública o Museu Rural de Patu localizado na comunidade rural Escondido. A articulação desse projeto foi da ex-vereadora Lourdes Leão que entrou em contato com o mandato da vereadora Lucélia Ribeiro para que entrasse com o referido projeto que foi aprovado pelos vereadores. O Museu Rural de Patu sendo uma instituição de utilidade pública poderá receber recursos dos poderes municipal, estadual e federal.


A articulçaão do projeto tornando de utilidade pública o Museu Rural de Patu foi proposta pela Ex-vereadora Lourdes Leão em parceira com o mandato da vereadora Lucélia Ribeiro

Será Realizada Hoje (22/03) Cerimônia de Encerramento das Comemorações dos 31 Anos do CAP
Na próxima sexta-feira (22/03) acontecerá o encerramento das comemorações dos 31 anos do Campus de Patu.
A solenidade será às 16h no auditório do CAP, onde alguns ex-servidores e  pessoas que contribuíram com o crescimento deste Campus receberão a Comenda CAP - 31 anos.
Os homenageados serão:
- Antônia Edna de Paula;
- Epitácio de Andrade (In Memorian);
- Evilásio Ferreira de Souza;
- Germano Lacerda da Cunha;
- José Tavares de Holanda;
- Manasses Pereira Nóbrega;
- Maria de Fátima Dutra;
- Maria de Lourdes Brasil (In Memorian);
- Maria Gilvanete Amorim Belo Maia;
- Maria Helena Godeiro;
- Maria Nogueira de Moura;
- Maria Zélia Teodoro Fernandes (In Memorian);
- Milton Marques de Medeiros;
- Miriam Levino da Silva;
- Silvano Schoenberger;
- Terezinha Soares de Oliveira.

O Diretor do CAP e a Comissão de Organização dos 31 anos do CAP convidam a todos para prestigiarem este evento. 


MATRÍCULAS ON LINE

PROEG vem ao CAP para reunião sobre Matrícula OnLine

O Prof. Francisco Hélio Costa, do Setor de Sistema Acadêmico de Graduação da PROEG veio hoje (18/03) ao CAP para uma reunião com os servidores operadores do Subsistema de Unidade Acadêmica (SAE) e os Orientadores Acadêmicos dos Cursos de Graudação do CAP.  
O Prof. Hélio deu orientações de como será o procedimento de matrícula Online dos alunos veteranos dos cursos do CAP, já no semestre letivo 2013.1.
Para que os alunos façam sua matrícula Online é indispensável que cada um obtenha sua senha de acesso ao Portal do Aluno na Secretaria do Curso.  

Vejam o Cronograma SAE 2013.1

- 15 e 16 de maio de 2013: Primeira fase de matrícula on line.
- 17 de maio de 2013: Observar o processamento da matrícula e ver o status definitivo para cada oferta.

- 17 e 18 de maio de 2013: Segunda fase de matrícula on line com inclusão de novos componentes.

- 18 de maio de 2013: Observar o processamento da matrícula e ver o status definitivo para cada oferta.

- 20 de maio de 2013: Matrícula presencial para os alunos que tiveram as matrículas canceladas ou não realizaram a matrícula on line.

Confira o Edital de Matrícula 2013.1 no portal: www.uern.br


Vem aí o Seminário de Vida no Espírito Santo - Tema: Semeando a Cultura de Pentecostes , inicio dia 23/03 às 19 h na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.

Realização: RCC/Patu-RN 

Inscrições e informações com: Ediones Reis 9642-8879 , Adalgiza 9994-1858 e Hemilkiane 9940-5212.

Divulguem  e Participem!!!




Ministra vem a Natal entregar equipamentos para os Conselhos Tutelares



Imagem InternaA Ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos-SDH, Maria do Rosário confirmou agenda em Natal no próximo dia 12 de abril, para solenidade de entrega de equipamentos para os conselhos tutelares de diversos municípios do Rio Grande do Norte.
Esses equipamentos estão sendo adquiridos com recursos de emenda da deputada Fátima Bezerra (PT), no OGU de 2012. Inicialmente 70 municípios receberiam um automóvel cada, porém um estudo da SDH revelou que as deficiências dos Conselhos Tutelares vão muito além das dificuldades de locomoção dos conselheiros em diligências. Falta aos conselhos a infraestrutura básica para atendimento à população. Dessa forma, a ministra determinou que os conselhos deveriam receber um kit de equipamentos incluindo um automóvel, cinco computadores, uma impressora, uma geladeira e um bebedouro.
Em virtude do aumento dos custos dessa medida, a SDH comunicou à deputada que, nesse momento serão equipados 62 conselhos, sendo quatro na capital e mais 58 outros municípios, que são: Afonso Bezerra; Água Nova; Alexandria; Apodi; Areia Branca; Assú; Baía Formosa; Caiçara do Norte; Caicó; Campo Grande; Campo Redondo; Caraúbas; Carnaúba dos Dantas; Ceará-Mirim; Cerro-Corá; Currais Novos; Dr. Severiano; Equador; Florânia; Frutuoso Gomes; Ielmo Marinho; Ipanguaçú; Jaçanã; Janduís; Jardim Seridó; Jucurutu; Lagoa Salgada; Lajes; Lucrécia; Luiz Gomes; Macaíba; Macau; Messias Targino; Ouro Branco; Parelhas; Parnamirim; Patú; Pedra Grande; Pureza; Santana do Matos; Santana do Seridó; São Gonçalo do Amarante; São José de Mipibu; São Paulo Potengi; São Pedro; São Tomé; São Vicente; Senador Eloi de Souza; Serra do Mel; Serra Negra do Norte; Serrinha; Serrinha dos Pintos; Taipú; Tenente Laurentino; Timbaúba dos Batistas; Touros; Umarizal e, Upanema.
A previsão é que no segundo semestre desse ano sejam atendidos uma segunda parcela, dessa vez utilizando os recursos de emenda semelhante apresentada pela deputada no OGU 2013, de forma que até 2014 possa-se cumprir o objetivo da deputada que é atender 100% dos conselhos tutelares que ainda não estiverem equipados em todo o estado do Rio Grande do Norte.



Dirigente da FETRAFRN  participa  de reuniões nos Sintrafs de Janduis e Campo Grande. 

Nesta quinta-feira (21), o presidente do Sintraf de Messias Targino e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, Pôla Pinto, estará participando de duas reuniões  nos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf),    de Janduis e Campo Grande.

Segundo Pôla Pinto essas reuniões foram definidas na última reunião da FETRAFRN do Médio Oeste realizada em Rafael Godeiro. “Vamos discutir sobre o funcionamento dos Sintrafs e seu papel no fortalecimento da agricultura familiar”, informou o dirigente.
Em Janduis a reunião será realizada a partir das 9:0h na sede do Sintraf, já em Campo Grande  será na parte da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário