email atual aluisiodutra@gmail.com

segunda-feira, 4 de março de 2013

Notícias Terça Feira 05 de Março de 2013

Vem aí a X Semana Universitária do Campus Avançado de Patu





Sindicato  e Associações rurais  relata drama da seca em encontro  com Bispo
Na última sexta-feira (1º), dentro da programação  da visita pastoral do Bispo Dom  Mariano Manzana,  foi realizado um encontro  na sede do sindicato, onde foi discutido o controle social das políticas publicas com a participação de representantes do Sintraf  e das Associações rurais de Messias Targino.



 Mas, o que acabou sendo a principal discussão, foi mesmo as dificuldades que estão sendo enfrentadas pelos  agricultores familiares da zona rural de Messias Targino pelos efeitos da seca prolongada.



Os representantes do Sindicato e das Associações relataram   todas as dificuldades, onde ficou claro que o principal problema  é  a falta d` água tanto para o rebanho como para o consumo humano.



Na oportunidade  do encontro foi  apresentado um levantamento sobre a situação hídrica do município feito pelo SEAPAC, quais as ações emergências que precisa  serem implantadas urgentes com a realização de uma audiência publica na Câmara de Vereadores,  para discutir o assunto,  que acontecerá na sexta-feira(8), e a participação dos agricultores do município nas mobilizações regionais e estadual.





Zona Rural de Messias Targino vive crise por falta d` água

O agravamento  da situação hídrica  da zona rural do município  de Messias Targino, é uma  das piores dos últimos anos em função da seca prolongada. Essa situação vem gerando muitas dificuldades  para os agricultores familiares  que  na maioria não tem mais água para o rebanho animal e estão vivendo com 20 litros de água por dia, por pessoa, que é distribuído pelo governo. “O quadro  é desolador e tende a piorar ainda mais”, denunciou o presidente do Sintraf, Pôla Pinto,  em reunião com o Bispo na última  sexta-feira.




O levantamento sobre a situação hídrica do município feito pelo SEAPAC e as Associações Rurais, e apresentado por Fabrício Jales, revelou  o agravamento do quadro. Dos  poços amazonas existentes apenas 33% estão funcionando de forma precária e 67% já não funcionam mais. Para piorar ainda mais  apenas  42% poços  estão instalados e 58%   foram cavados e não foram instalados.




Os açudes que é uma das principais fonte de água para  a produção  de todo rebanho e para o consumo da maioria das famílias estão  quase todos secos. Apenas 9% dos açudes  estão com água, onde 91% estão secos. Outra conclusão  é que todos  os açudes estão necessitando de limpeza.




Os poços tubulares  que poderiam  ser uma alternativas  no abastecimento se encontro  a maioria sem funcionarem  aumentando o desepero  do homem do campo. De todos os poços tubulares  existentes apenas 62% deles estão funcionando e foram  instalados.




As famílias  que estão ainda vivendo  na zona rural  apenas 15% tem água  encanada, com abastecimento funcionando de forma precária  e 70%  estão sendo abastecida por carro pipa de forma insuficiente. Ainda existem  30% de famílias  que não  estão  sendo atendidas pelos  carros pipas  que estão se deslocando 48 km  para conseguir água.



Falta d` água  já compromete  produção  






Todo sistema de produção   do município de Messias Targino,  está  sendo atingido  pela falta  d` água. A produção  de hortaliças e de polpas  de frutas são as mais prejudicados. Os derivados do leite, como queijo, doce estão aos  poucos  sumindo e quando tem é caro.




Sem condições para  criar o rebanho, os produtores estão optando pela venda, a preço insignificante, sem falar que muitos animais não resistiram e já morreram. O  rebanho  de   gado e  ovelha  estão  a cada dia  diminuindo .






A outra  consequência  é que em função  desta situação os programas  como Compra Direta,Doação Simultânea da Conab e a Feira da Agricultura Familiar  estão sendo comprometidos  pela falta dos produtos.






A falta de perspectiva  de chuvas pode comprometer  vários projetos  de produção e outros que estão sendo implantados  com o  PAIS  que vai beneficiar  20 famílias.

 Do Blog Patu News
Romaria dos Vaqueiros



No Santuário do Lima

Onde deixei meu abraço

Tem a missa do vaqueiro

Onde a oração eu faço

Pra nossa virgem Maria

Tem mais uma romaria

Em dezessete de março



Lembro de Antonio Domingos

Com sobre nome de Sá

Quando no ano passado

Eu pude participar

Dessa grande romaria

Com fé e muita alegria

Neste ano eu vou pra lá



Em dezessete de março

Domingo vai ser o dia

Na cidade de Patu

Com forró e cantoria

E Lalauzinho chega primeiro

Com o Clube do Vaqueiro

E a nossa cavalaria



Fique antenado no blog

Fique prestando atenção

Que vou trazer pra vocês

Muito mais informação

Sobre a grande romaria

Trago tudo em poesia

Pra cidade e pro sertão



(Lalauzinho de Lalau)

Fonte: Blog O Mundo em Versos
O promotor de eventos George Godeiro, que este ano está firmando parceria com a comissão organizadora da IV Romaria dos Vaqueiros ao Santuário do Lima, para a realização do forró da chegadinha, evento que antecede a Romaria dos Vaqueiros, comunicou que acontecerá dois dias de festas em praça pública (Praça de Eventos Oliveira Rocha), sendo na sexta, 15 e sábado, 16 e que as atrações são: 


Sexta-feira, 15/03 - Forró Magote
Sábado - 16/03 - O grande forrozeiro Anízio Júnior.

Além das atrações patrocinadas por George Godeiro, a comissão organizadora ainda trará atrações regionais como violeiros, aboiador, trio de forró pé de serra e a participação especial do poeta e comunicador Lalauzinho de Lalau, que estará presente com a equipe do programa Clube do Vaqueiro da TCM Mossoró.
Segundo George Godeiro, as atrações Forró Magote e Anízio Júnior e Banda participarão do evento a custo praticamente zero, apenas pelas despesas de deslocamentos, estando assim colaborando para a realização desse evento. 
Toda estrutura de palco, som, iluminação e banheiros químicos será de responsabilidade da Godeiro Produções e Eventos. 

CGU define 60 municípios a serem fiscalizados; três são do RN

lupa 
A Controladoria-Geral da União (CGU) sorteou, nesta segunda-feira (04), em Brasília (DF), os 60 municípios que serão fiscalizados, nas próximas semanas, no âmbito do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos.
Serão alvos de fiscalizações os recursos federais destinados à execução de programas do governo nas áreas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, bem como as eventuais denúncias e representações enviadas à CGU relativas às cidades sorteadas. No Rio Grande do Norte, os técnicos da CGU virão aos municípios de Riacho de Santana, Martins e Paraná.
Fonte: Blog do Robson Pires



Ex-ministro José Dirceu: “espero que o STF faça justiça, sou inocente”

José Dirceu (centro) em conversa com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, e a deputada Fátima Bezerra
Dirceu (centro) em conversa com o prefeito Carlos Eduardo e a deputada Fátima Bezerra
Pouco antes da palestra na Assembleia Legislativa, o ex-ministro José Dirceu concedeu entrevista coletiva e reafirmou que é inocente. Ele destacou que pretende recorrer até a cortes internacionais para evitar a condenação imposta pelo Supremo Tribunal Federal.
“Quando transitar em julgado e sair a sentença aí vamos analisar com os advogados se recorremos ou não a Corte Penal Internacional ou Direitos Humanos em Washington e San José da Costa Rica porque não houve obediência a dupla jurisdição. Como eu não tenho foro privilegiado, não era nem ministro e nem deputado, tenho direito a essa questão. Mas isso é para depois. Eu ainda espero que o Supremo Tribunal Federal me faça justiça, sou inocente. Vou usar do direito que tenho de entrar com os recursos”, destacou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário