email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Notícias para esta Quinta Feira 09 de Maio de 2013

FETRAF Fará Grande Mobilização Hoje (09/05) em Natal
  Imagem de arquivo
Hoje em Natal (09/05) cerca de 1.800 agricultores familiares de 50 municípios de várias regiões do Estado – Oeste, Seridó, Mato Grande, Potengi, Trairi e Área Canavieira participarão de uma caminhada até a Governadoria. Eles se concentrarão na Central de Comercialização da Agricultura Familiar localizada na esquina da Rua Jaguarari e Avenida Capitão Mor Gouveia, no bairro de Lagoa Nova, a partir das 8:00 h. Às 10 h seguem em caminhada para tentar serem recebidos pela governadora Rosalba Ciarlini e discutir uma pauta de reivindicações para o convívio com a estiagem. 
O município de Patu participará da mobilização dos agricultores familiares através de uma comissão do FIOS - Fórum das Organizações Sociais de Patu - através das seguintes pessoas: Aluísio Dutra (vice-coordenado do fórum), Marília Gabriela (secretária do fórum), Isabela Clemente (Associação da Comunidade rural Rajada) e Emanuela Cândido (Associação da comunidade rural Gameleira).   
 A FETRAF Médio Oeste marcará presença

Aluísio Dutra e o presidente da FETRAF-RN João Cabral


Deputada Fátima Bezerra Cumpre Agenda na Região Oeste nesta sexta e Sábado


A Deputada Federal Fátima Bezerra cumprirá agenda na região Oeste nesta sexta feira e sábado com a seguinte programação:
Pau dos Ferros: Sexta Feira 10/05
14 h: Visita a UFERSA e Adutora Alto Oeste
16 h: Entrevista a FM Obelisco
17 h: Diálogo com Blogueir@s no SINTE
18 h: Encontro com PT Médio e Alto Oeste na Escola de Enfermagem Catarina di Siena.
Serrinha dos Pintos: Sábado 11/05 
9 h: Encontro com lideranças e gestores da região para apresentação da nova fase do PAC.

PT de Patu Participará de Encontro com a Deputada Fátima Bezerra em Pau dos Ferros nesta Sexta Feira
A vereadora e presidente do PT de Patu, Lucélia Ribeiro e o professor Aluísio Dutra, vice-presidente do partido, participarão de encontro político com a deputada federal Fátima Bezerra nesta sexta feira (10/05) na cidade de Pau dos Ferros onde na ocasião a deputada manterá contatos políticos com lideranças e filiados do PT das regiões do Médio e Alto Oeste do Estado. 


Vereadora Lucélia Cobrou mais Uma Vez a Implantação do Orçamento Participativo
Na sessão da Câmara Municipal de Patu a vereadora Lucélia Ribeiro PT mais vez no plenário da casa legislativa a implantação pela municipalidade do Orçamento Participativo.
O Orçamento Participativo é um programa que visa a participação cidadã na discussão, elaboração e execução do Orçamento Público da cidade, fazendo com que as políticas sejam decididas de forma descentralizada e democrática. 

Para que a Prefeitura realize qualquer ação pública é necessário passar pelo planejamento orçamentário ou mesmo estratégico, assim o orçamento participativo organiza a população a fazer parte deste processo atuando junto ao poder público na defesa de seus direitos, enquanto contribuinte ou mesmo um beneficiários das políticas públicas. 

Com isso o Orçamento Participativo se torna um mecanismo eficaz na construção da: 
Participação Cidadã
Discussão pública do orçamento
Decisão coletiva de prioridades
Controle Social
Formação Cidadã.

Lucélia Ribeiro PT Solicitou Programa de Bolsa Atleta para Apoio a Atletas  do Município


Na seção da Câmara municipal realizada ontem (08/05) a vereadora Lucélia Ribeiro solicitou ao poder público municipal  a implantação do Programa de Bolsa Atleta ou se ajuda de custos para atletas de várias modalidades esportivas que estão representando muito bem o município de Patu em competições regionais, estaduais e nacional.  
  



11a. Semana Nacional do Museu Será 

Comemorada em Patu

Será realizada em Patu no período de 12 a 18 de maio de 2013 a comemoração da 11a. Semana Nacional do Museu que tem como tema: Memória + Criatividade = Mudança Social. Em Patu a programação será realizada no Museu Rural Dona Francisca que fica localizado na comunidade rural Escondido.

A Programação será a seguinte:

Dia 12/05: Abertura
08:30 h: Apresentação da Creche Escola Cantinho da Criança. Tema: Tributo aos 100 anos de Luíz Gonzaga.  
08:40 h: Apresentação do grupo da Terceira idade Anos Dourados (Centro Social João Inácio).
08:50 h: Pausa.
09:00 h: Abertura da Exposição de objetos arqueológicos contemporâneo. Expositor: professor a artista plástico Ricardo Veriano. 
Participação do Motoclube de Patu Impossíveis do Asfalto.
09:30 h: Palestra tema: Educação antigamente X Educação no contexto atual. Palestrante: Professor e historiador Petronilo Hemetério Filho.
OBS: Durante a semana de 12 a 18 de maio o museu rural do Sítio Escondido estará aberto para visitações para as instituições educacionais, outras entidades e comunidade.
Dia 18/05 Sábado:
16:00 h: Encerramento da semana. 
Apresentação de artistas da terra: Grupo Pé de Serra, Poeta Zé Bezerra, Repentista Zé de Alzarina, Poeta Raimundo Cardoso e  Cantor de MPB.
18:00 h: Ave Maria (vídeo de Luiz Gonzaga).   

Conheça o Museu Rural de Patu Localizado no Sítio Escondido
O museu rural de Patu, Dona Francisca, está localizado na comunidade Sítio Escondido, distante 12 Km da sede do município no sentido Catolé do Rocha-PB. Construído em 1883, ainda pelos escravos e tinha como proprietário o Sr. Manoel Joaquim. Pertencente a família Belarmino, dentre os moradores ilustres, Delfino Belarmino, Francisca Ernestina da Silva e membros da família Leão. 


Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. "IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus


5ª Conferência Municipal das Cidades Será 

realizada em Patu Hoje (09/05)
 

A Conferência das Cidades foi criada pelo Ministério das Cidades para consolidar a parceria entre os governos e a sociedade civil – construir um modelo de política urbana com a participação efetiva dos municípios.


PROGRAMAÇÃO

- 7h – Credenciamento e Café da manhã

- 8:30h – Abertura e Leitura do Regimento

- 9h – Apresentação Cultural

- 9:30h – Palestras

- 10:30h – Trabalho em grupos  baseado no Texto Base Nacional que aborda quatro grandes temas relacionados diretamente ao SNDU (Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano):


1.     Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade;

2.     Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano;

3.     Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano;

4.     Instrumentos e políticas de integração Inter setorial e territorial;

- 11:30h – Apresentação dos grupos

- 13h – Escolha dos delegados e encerramento

O objetivo da Conferência é identificar os problemas enfrentados pelas microrregiões no crescimento urbano, e elaborar propostas para a diminuição da desigualdade social e o desenvolvimento funcional dos municípios, sem degradar a natureza. 

Esse diagnóstico fundamentará as novas diretrizes do governo estadual para o desenvolvimento regional.


QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!



Fonte: SECOM  

Nenhum comentário:

Postar um comentário