email atual aluisiodutra@gmail.com

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Notícias para esta Segunda Feira 29 de julho de 2013

Fórum das Organizações Sociais Realizou Encontro Mensal com Representantes de Associações Comunitárias

O FIOS - Fórum das Organizações Sociais de Patu realizou na última sexta feira (26/07) encontro mensal com presidentes e representantes de associações comunitárias das seguintes comunidades: João Pereira, Carnaúba, Rajada, Escondido, Logradouro,  Oiticica, Serra do Lima, Castanheiro, Periquito e Saco. Participaram também representantes do Centro Juazeiro, na pessoa de Expedito Alves "Dito", do PDA Novo Sertão, do SEAPAC, através do engenheiro agrônomo, Fabrício Edino Jales e da Secretaria Municipal de Agricultura de Patu, através do secretário Dr. Ricardo Vieira. O encontro foi coordenado pelo prof. Aluísio Dutra de Oliveira, coordenador do Fórum das Associações.

 Os principais assuntos debatidos no encontro foram: reativação da feira dos agricultores familiares do município de Patu, levantamento das comunidades que necessitam de abastecimento de carro pipa, prestação de contas da coordenação anterior do fórum e planejamento de ações do fórum para o segundo semestre deste ano.  

 O Secretário de Agricultura do município de Patu, Dr. Ricardo Vieira, informou que as comunidades que desejam receber abastecimento da operação carro pipa da defesa civil do estado precisa  informar na sede da Secretaria de Agricultura até hoje (segunda feira 29/07) para que a demanda seja informada as autoridades do estado.   
Sobre o planejamento do Fórum das Organizações Sociais de Patu para este segundo semestre de 2013 ficou prevista a realização de reuniões itinerantes nas comunidades rurais, sendo a próxima a ser realizada no dia 30 de agosto na comunidade rural Carnaúba e no mês de outubro na comunidade rural Serra do Lima. Será solicitada ao poder público municipal uma reunião com a comissão de acompanhamento dos efeitos da seca para avaliar a situação atual e cobrar a criação do fundo municipal de combate aos efeitos da seca, proposta essa aprovada na audiência pública realizada na Câmara Municipal de Patu para debater os efeitos da seca em nosso município. No planejamento do FIOS ficou certo a realização no mês de novembro deste ano do I Encontro de Associações do Município de Patu que terá como objetivo reunir o maior número de associações comunitárias para discutir o processo de associativismo bem como a realização de diversas oficinas de capacitação para dirigentes comunitários.   

Patuense Dr. Getúlio Barbosa se dispôs a colaborar com a realização da 30ª Feira da Cultura de Patu




Mesmo de longe o médico filho de Patu, Dr. Getúlio Barbosa sempre tem acompanhado todos os acontecimentos de Patu, e ficou sabendo através dos blogs que a prefeitura municipal continua enfrentando diversos problemas em torno da realização ou não da Feira da Cultura, problemas estes que envolvem o estado de emergência em que vários municípios do RN estão em virtude da seca. 

Em seu Twitter, Getúlio manifestou total apoio a realização do evento e se dispôs a contribuir com a realização da 30ª edição da maior festa cultural popular da região. Em conversa hoje pela manha, Getúlio me falou da importância deste evento para o município como um todo e se disse bastante feliz em saber que o comércio já se organiza para também colaborar com a realização dos festejos.


Fonte: Blog do Campelo


Patuense Atimar Godeiro foi promovido para agência da Caixa Econômica Federal da Prudente de Morais em Natal

 

O Patuense e Economiário Francimar Godeiro da Silva - "Atimar Godeiro" vai gerenciar a agência da Caixa Econômica Federal da Av. Prudente de Morais em Natal/RN no próximo dia 05 de agosto, o mesmo veio do Estado do Ceará depois de trabalhar há vários anos naquele Estado para o Rio Grande do Norte para assumir a Gerência Geral da CEF na Av. Maria Lacerda em Nova Parnamirim na Grande Natal, ficou poucos meses naquela instituição bancária, pois, foi promovido para assumir os trabalhos numa agência de maior porte estrutural.

Fonte: Patu em Foco

Sintraf de Janduis comemora Dia 
do Agricultor Hoje (29/07) 



O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar   de Janduís,  realiza hoje (29/07), o 5º Encontro em Comemoração ao Dia do Trabalhador Rural, ás 9:00h, na Câmara de vereadores do município. “Esse é um dos  principais eventos festivo da entidade e será realizado pelo quinto ano consecutivo”, informou Raimundo Canuto, presidente do Sintraf.
O objetivo, segundo o presidente Raimundo, é comemorar a data, reunir os associados e aproximá-los da entidade representativa, que é o Sintraf. "É um momento também de destacarmos a importância do trabalho no campo para o desenvolvimento local”, destaca.
 
Além do momento festivo, a diretoria  estará divulgando os serviços, e benefícios que a entidade oferece aos agricultores familiares, visando um maior fortalecimento e crescimento da  agricultura familiar. “Apesar de ser um evento comemorativo, vamos aproveitar a oportunidade para apresentar o sindicato aos que ainda não conhecem. Queremos que a entidade seja realmente a casa do agricultor  cada vez mais”, acrescenta o presidente.
 
Raimundo, informou ainda que  as comunidades rurais  foram mobilizadas para o evento e que o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), confirmou presença na confraternização. “Como nos anos anteriores, a confraternização será bastante participativa”, disse Raimundo.

Fotografia histórica e cruel marca 75 anos da morte de Lampião

altardelampiao

A data do nascimento de Lampião, o mais conhecido cangaceiro brasileiro, até hoje permanece um mistério, com versões de dias diferentes em 1897, 1898 e 1900. Mas quanto à data da morte de Virgulino Ferreira da Silva, ninguém discute, e muito por causa de uma fotografia. Foi em 28 de julho de 1938.
As cabeças de Lampião, Maria Bonita e dos principais integrantes do bando foram arrancadas e levadas por diversas cidades, onde eram expostas como prêmio e forma de intimidação. Uma chocante fotografia histórica registrou a prática, que era comum no cangaço. A data aparece em uma placa no topo esquerdo da imagem. O autor permanece anônimo.
Lampião começou a ser caçado pela polícia depois de saquear fazendas do sertão, surgindo como ameaça ao domínio dos coronéis fazendeiros. Ele e grande parte de seu bando morreram na Grota de Angicos, no sertão sergipano, depois que uma força volante descobriu onde eles estavam acampados.
Na última quarta-feira (24), morreu em Arcoverde, no Sertão pernambucano, o último cangaceiro do bando de Lampião. Manoel Dantas Loiola tinha 97 anos e era conhecido como Candeeiro. Ele tinha 22 anos à época da morte do chefe do bando.
Fonte: Blog do Robson Pires.


Dirigente divulga agenda semanal de 
atividades


 O presidente do Sintraf de Messias Targino e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, Pôla Pinto, divulgou agenda de suas atividades programadas para esta semana, no período de 29 de Julho a 4 de Agosto.

Além dos compromissos como vice-prefeito, Pôla Pinto terá uma semana de vários encontros na região e em Messias Targino.
Na segunda –feira (29), ele participará em Janduis, ás 9:00h, do  5º Encontro promovido  pelo   Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar em comemoração ao dia   do Trabalhador Rural. Antes o sindicalista fará atendimento na sede do Sintraf.
Na terça-feira (30), Pôla Pinto e mais  três  representantes de Messias Targino participam da Plenária Estadual do III Congresso da Fetraf Brasil, em São Paulo do Potengi,  que vai reunir cerca  de 80 delegados entre titulares e  suplentes que vão participar da Plenária representando todas as regiões do estado.

Já  na quarta-feira (31), o dirigente participará em Apodi,  da reunião da direção CREDIOESTE-SOL – Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar.

Na quinta e sexta-feira, o sindicalista participará de atividades internas do sindicato. Para sábado dia (3), está agendada uma reunião  na sede do Sintraf de Messias Targino, com os associados da Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar.

No domingo (4), além de apresentar o programa “A Voz do Campo” na Juventude FM, Pôla Pinto e toda direção  do Sintraf participarão do evento de comemoração dos 5 anos da  Feira da Agricultura Familiar. Em seguida, ele participará em Janduis do Encontro do Médio Oeste que discutirá alternativas para o RN, que terá a presença da deputada federal Fátima Bezerra e do deputado estadual Fernando Mineiro, além de lideranças petista da região.


Credioeste-sol vai realizar 
reuniões está semana em Apodi e 
Messias Targino.





A direção CREDIOESTE-SOL – Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar,  tem programadas duas reuniões para serem realizadas esta semana, visando o fortalecimento cada vez mais da cooperativa.

Na quarta-feira (31), acontecerá na sede da  Cooperativa em Apodi, mais  uma reunião mensal  de sua direção, ás 9:00h. Além dos diretores foram convidados para a reunião representantes  de entidades que atuam no campo da agricultura familiar no território Sertão do Apodi.

Para sábado dia (3), o presidente da entidade Raimundo Canuto, está agendada uma reunião  na sede do Sintraf de Messias Targino, com os associados da Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar no município.

Fonte: Blog do Pôla Pinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário