email atual aluisiodutra@gmail.com

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Notícias para Segunda Feira 08 de Julho de 2013

Espionagem Americana no Brasil

Pelo menos até 2002, funcionou em Brasília uma das estações de espionagem nas quais funcionários da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) e agentes da CIA trabalharam em conjunto. A revelação foi feita na edição desta segunda-feira (8) do jornal "O Globo".
A publicação teve acesso a documentos da NSA que revelam que Brasília fez parte da rede formada por 16 bases da agência dedicadas a um programa de coleta de dados por meio de satélites abrigados em outros países.
O governo Brasileiro já pediu explicações ao governo Americano.



Senado Federal Prestou Homenagem pelos Cem Anos de Nascimento do Guerrilheiro Carlos Marighella, Inimigo número um dos Militares do Golpe de 1964
Carlos Marighella, guerrilheiro que deu sua vida lutando pela democracia e contra o Golpe Militar de 1964
O político e guerrilheiro Carlos Marighela, fundador da  Ação Libertadora Nacional (ALN) e considerado "inimigo público número um" pelo regime militar, foi homenageado pelo Senado em sessão especial marcada nesta segunda-feira (8/7).
Nascido em Salvador, em 5 de dezembro de 1911, Marighela foi militante do Partido Comunista Brasileiro desde a década de 1930 e desde 1932 esteve várias vezes na prisão, sempre por defender as causas em que acreditava em momento político hostil a elas.
Em 1945 foi eleito deputado constituinte e atuou em defesa das aspirações operárias, denunciando as condições de vida do povo brasileiro. Com o mandato cassado pela repressão que o governo de Eurico Gaspar Dutra desencadeou contra os comunistas, Marighella foi obrigado a retornar à clandestinidade em 1948, condição em que permaneceria por mais de duas décadas, até seu assassinato, em 1969.
Em 1966 desligou-se do PCB, manifestando a disposição de lutar revolucionariamente junto às massas, em vez de ficar à espera das regras do jogo político convencional que, segundo entendia, imperava na liderança do partido. Quando já não havia outra solução, conforme suas próprias palavras, fundou a ALN para pegar em armas contra a ditadura.
Marighela morreu na noite de 4 de novembro de 1969, em uma emboscada na capital paulista feita por agentes do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) sob a chefia do delegado Sérgio Paranhos Fleury.
 Carlos Augusto Marighella, Filho do Guerrilheiro Marighella, falando na sessão especial do Senado Federal nesta segunda feira  08/07/2013
Fotos do Guerrilheiro Carlos Marighella





Marighela morreu na noite de 4 de novembro de 1969, em uma emboscada na capital paulista feita por agentes do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) sob a chefia do delegado Sérgio Paranhos Fleury

NOTA: Nossa homenagem, também, ao grande guerrilheiro Carlos Marighella, que dedicou a sua vida pelas causas sociais, lutou dia e noite pela democracia e contra os absurdos praticados pelo golpe militar de 1964 e governos ditatoriais anteriores. Pagou com a sua própria vida em prol da liberdade de nosso povo.
   

Prefeitos invadem Brasília a partir hoje


Presentes em Brasília, a partir de hoje, uma penca de prefeitos nordestinos invade o gabinete do ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, para tratar de seca. Choveu pouco no semiárido, que vive mais uma chamada seca verde.
Fonte: Blog do Robson Pires.

CREDIOESTE-SOL realizou encontro com representantes de STRs e SINTRAFs, em Caraúbas.


Na sexta-feira (5), a direção da Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar – CREDIOESTE-SOL, realizou   no município de Caraúbas – RN, um Encontro Regional com os representantes  dos STRs e SINTRAFs da região do médio oeste. O evento  aconteceu, no Auditório do STTR de Caraúbas, e contou com a participação de  mais de 30 participantes.



Além dos  representantes de STRs e SINTRAFs  da região estiveram presentes no encontro dirigentes  da FETRAF/RN  e FETARN, que discutiram a importância  do encontro para o fortalecimento da CREDIOESTE-SOL da Região.

O presidente da cooperativa, Raimundo Canuto,  iniciou a apresentação esclarecendo que Credioeste-Sol é a única no estado voltada para a agricultura familiar. Ele também destacou que as ações da cooperativa poderão contribuir para evitar o êxodo rural que vem ocorrendo  na região, onde várias famílias estão migrando para a cidade.

Raimundo Canuto, disse que o objetivo do encontro é de sensibilizar os STRs e SINTRAFs   e fazer o debate sobre o cooperativismo de forma esclarecedora para facilitar a atuação da Credioeste-Sol em suas bases. “Enquanto no Brasil apenas 4,5% são cooperados, tem países que são em torno de 96% cooperados, isso mostra o tamanho do desafio”, esclareceu


A Credioeste-Sol tem uma abrangência em 12 cidades do médio e alto oeste, a matriz funciona no município de Apodi, abrange as cidades de Campo Grande, Triunfo Potiguar, Paraú, Upanema, Messias.Targino, Severiano Melo, Itaú, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado e Janduís, com 478 sócios e foi fundada em 2007, com o apoio da Visão Mundial, PDA Carnaúba, PDA Santa Cruz, Terra Viva, Coopevida, PDHC e outras entidades que atua no campo. “A Credioste-Sol é a única experiência de Crédito da Economia Solidária e Agricultura Familiar na região gerida pelos próprios agricultores”, destacou Raimundo.


O técnico da Credioeste-Sol, Ruberlânio Franco, apresentou as experiências de funcionamento da Cooperativa, como os serviços que são oferecidos aos agricultores familiares, como empréstimos com varias condições, emissão de talão de cheques com limite, sistemas de custódia, recebimento de boletos bancários entre outros serviços que tem facilitado o acesso dos agricultores familiares ao sistema financeiro. Segundo Ruberlânio, se não existisse o Pronaf, dificilmente os agricultores seriam atendidos pelos bancos.



Por último, ele destacou que a Credioeste-Sol vem conseguindo promover a inclusão financeira com a facilidade do crédito, aquecimento na economia na base cooperativa com o aumento da produção que vem sendo trabalhado de forma sustentável e a diminuição da burocracia.



Poderão associa-se a CREDIOESTE-SOL agricultores e agricultoras familiares, seus familiares e agregados, desde que considerados civilmente capazes e residam na área de abrangência da cooperativa e preencher uma proposta de admissão e subscrever uma cota parte no valor R$ 120.00, que poderá ser parcelada.



Esse encontro  foi um dos encaminhamentos da reunião da direção da Credioste-Sol,   que aconteceu  dia 28 de Junho,  em Apodi, com organizações parceiras,  onde foi discutido o crescimento, fortalecimento e organização da cooperativa.



Dirigentes do Sintraf de Messias Targino participaram de evento do INSS


Os Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf)  de Messias Targino, Tibério Carias, Vera Lucia  Dantas e Débora Ruth de Almeida,  participam dia 28 de junho,  de uma palestra promovida  pela  Agencia  do  INSS em Patu, em comemoração  aos  23 anos da instituição.

Durante o evento  aconteceu  uma  palestra enfatizando o assunto sobre a Previdência Social aos  participantes, e em seguida foi servido  um almoço  em confraternização.





Participaram  do evento os Sindicatos de  Olho d’água dos Borges, Janduis, Rafael Godeiro, Lucrécia, Umarizal, Frutuoso Gomes, Alexandria e outros municípios  com atuação na agência de Patu.
Fonte: Blog do Pôla Pinto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário