email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 8 de outubro de 2013

PERSONALIDADES SERÃO HOMENAGEADAS NO 3º SEMINÁRIO LEGISLATIVO MUNICIPAL EM SENADOR GEORGINO AVELINO.




Quinze personalidades haverão de ser homenageadas no 3º SEMINÁRIO LEGISLATIVO MUNICIPAL que realizar-se-à em Senador Georgino Avelino, no próximo sábado, dia 12 de outubro.
Eis os escolhidos:
Haveremos de trazer aos nossos leitores, uma mini-biografia de cada um dos 15 indicados.
EPITÁCIO DE ANDRADE FILHO
Nasceu no dia 09 de abril de 1966, em Catolé do Rocha/PB, filho do farmacêutico Epitácio de Andrade (ex-prefeito de Patu/RN) e da professora Loudinha Holanda, Médico psiquiatra, formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde se especializou em psiquiatria clínica e concluiu residência em medicina preventiva e social. Reside em Natal/RN. Casado com a professora Cristina Claúdia com quem tem dois filhos: a estudante de psicologia Tiara Andrade e o estudante secundarista Ito Ferreira. Atualmente compõe o quadro de oficiais de saúde, como capitão médico, sendo o único médico psiquiatra da Policia Militar do Rio Grande do Norte. Médico assistente responsável pela Enfermaria de Álcool e Drogas (AD) do Hospital Psiquiátrico Dr. João Machado, em Natal/RN. Há cerca de 20 anos trabalha em Senador Georgino Avelino/RN como médico psiquiatra. Entre os cargos que já ocupou no RN, destacam-se: membro da equipe multiprofissional da Penitenciária de Alta Segurança de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta/RN, coordenador municipal de saúde mental em Caicó/RN, membro da Sociedade Brasileira de Estudiosos do Cangaço (ISBEC), autor do livro ‘’A Saga Limões – negritude no enfrentamento ao cangaço de Jesuíno Brilhante’’.
O poeta; músico e compositor Dudé Viana, expressou quem é Epitácio Andrade:
"Renomado médico psiquiatra. Capitão da PMRN; escritor e pesquisador social. É sinônimo de inquietação e reflexão e um grande amigo. Nasceu na Paraíba, mas para o bem da literatura e da cultura potiguar, foi criado em patu. Ele é gente da gente."
JANDIARA SINARA JÁCOME CAVALCANTE
Nasceu em 28 de novembro de 1980. Natural de Patu/RN, é formada em Matemática e Economia. Professora concursada pelo Estado do Rio Grande do Norte, já ocupou o cargo de diretora de escola em Frutuoso Gomes e atualmente leciona na rede estadual, no município de Lucrécia. Também ocupou a pasta de finanças na prefeitura de Frutuoso Gomes. Reside em Lucrécia/RN.
Figura de grande caráter e presteza ímpar.
A advogada Lygia Raaby a descreveu:
"Mulher firme em seus propósitos, cheia de força e determinação.
Um ser humano em destaque, rico em potencialidades e humildade. Age de forma consciente, de maneira a não fugir da realidade. Projeta seus ideais em bases sólidas.
Pessoa inteligente e sagaz, sobretudo dotada de uma enorme simplicidade".
GENÉSIO FRANCISCO PINTO NETO
Nasceu no dia 20 de Março de 1973, em Messias Targino/RN. Filho do agricultor familiar Francisco Ivo e da professora Edite Silva Pinto. Desde 1991 que vem atuando no movimento sindical da agricultura familiar. Atualmente é presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), em Messias Targino/RN. É também coordenador estadual de formação sindical e profissional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN.
Iniciou sua carreira política eletiva em 1996 quando foi eleito vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em sua terra natal. Sendo posteriormente reeleito por 3 vezes. Em 2012, foi eleito vice-prefeito.
Pôla Pinto, como é popularmente conhecido, é editor do blog do Pôla Pinto, que busca a divulgar os principais acontecimentos do cotidiano de Messias Targino e região Oeste.
Casado com a servidora pública Kátia Maria da Silva, com quem tem dois filhos: Ivo Neto e Pedro Jorge.
Mozart Maranhão, disse quem é Pôla Pinto: "Figura de elevado conceito. Desenvolve um belo trabalho, tanto na área política, quando legislador e hoje ocupando o cargo atuante de vice-prefeito de Messias Targino, da mesma forma atuando como dirigente sindical. Um petista fiel, que segue rigorosamente as determinações partidárias e zela pelo bem comum. Pai exemplar e cidadão sério e digno. Sindicalista de renome e de caráter ilibado. Este é Pôla Pinto".
EVERALDO JOAQUIM DE SANTANA
Nasceu em 15 de novembro de 1940. Filho de Gregório Joaquim de Santana e Isabel Arcanjo de Santana. Casado com Dalvanete Regis Costa, com quem tem 3 filhos: Gregório; Edylamar e Everaldinho.
Concluiu o primário em 1958; no ginásio em 1979; 2º grau em 1982 e o curso pedagógico em 1986. Serviu ao Exército Brasileiro em 1961 e recebeu do mesmo a Moção Honrosa, por ter revelado-se com acentuado espírito de disciplina e amor ao trabalho.
Participou de clubes de jovens e esportivo durante o período de sua juventude. Colaborou na organização dos trabalhos comunitários e foi coordenador do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) em Senador Georgino Avelino. Foi professor do Movimento de Educação de Base (MEB). Lecionou no Curso de Educação Integrada. Foi o 1º. professor da Escola Radiofônica (aulas pela Rádio Rural de Natal), curso implantado pelo saudoso Arcebispo Dom Eugênio de Araújo Sales.
Também exerceu a docência na Escola Bom Jesus para alfabetização dos filhos dos pescadores, onde trabalhou por 18 anos. Foi professor de nível estadual nível médio tendo assumido a direção da Escola Estadual Monsenhor Pegado, depois municipalizada. Deixou a direção da mesma quando se aposentou em maio de 2006.
Teve uma rápida passagem pela vida política quando exerceu o mandato de vereador em Senador Georgino Avelino, logo que o município foi criado, sendo o 2º mais votado.
Atualmente é Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística da paróquia de Arêz e atua em Georgino Avelino. Dentre suas aptidões compõe músicas religiosas que ainda não foram gravadas.
O seu maior desejo é que as pessoas do mundo inteiro vivam na paz.
Edval Bezerra de Lima, descreveu Everaldo Joaquim: "O espírito prova a sua elevação quando todos os atos de sua vida corporal representam a prática da lei de
Deus e quando, antecipadamente, compreende a vida espiritual. O homem de bem é bondoso, humanitário e benevolente para com todos, sem distinguir raças nem crenças e
faz o bem pelo bem, sem contar com qualquer retribuição. Sacrifica seus interesses pelos da justiça. Desta forma, conseguimos descrever o mínimo do caráter de um dos grandes homens que Senador Georgino Avelino deu ao mundo. Simples; amigo; conselheiro; cidadão exemplar. Everaldo Joaquim goza de elevado prestígio e incomensurável conhecimento nas mais diversas causas. Melhor que ninguém, merece ser publicamente reconhecido, sempre".

SIDHARTA JOHN BATISTA
Nascido em 03/05/1979, na capital potiguar. Antes de entrar no mundo jurídico, foi cobrador de transporte alternativo durante 4 anos. Graduou-se em Direito no ano de 2003. Cursou pós-graduações em Processo Civil e em Ministério Público e Cidadania. Professor Universitário desde 2003, lecionando as disciplinas de direito processual civil e direito processual penal. Dentre as várias homenagens acadêmicas, escolhido professor paraninfo das turmas 2010.1 e nome da turma da turma 2007.2, todas da UNP. Ex-professor da Fundação Escola Superior do Ministério Público – FESMP/RN, onde ocupou o cargo de Conselheiro Fiscal. Palestrante em congressos e seminários jurídicos. Poeta, dono do blog de poesias “Suspiros de um coração inquieto”. Advogado de 2003 a 2004. Promotor de Justiça do RN desde 2004.

ANTÔNIO GOMES DE AMORIM
Nasceu em Umarizal/RN, no dia 28 de julho de 1959. Formado em Educação Física. Empresário em diversos ramos comerciais. Reconhecidamente um ser humano que tem dentre suas qualificações, a paciência; humanidade e um extremo poder de equilíbrio em tomar decisões. Conhecido tanto no mundo comercial como político pelo codinome de Toinho do Miragem, ver na educação o único meio de edificação do ser humano. Tem 05 filhos, dos quais 4 tomaram como destino educacional a área da medicina.
Elegeu-se por 3 vezes prefeito da cidade de Viçosa, onde hoje governa. É notoriamente a maior liderança política do município e um dos maiores conhecedores da política oestana.
NILO FERREIRA PINTO JÚNIOR
Dono de notável saber jurídico. Mestre em Direito. Professor da Faculdade Maurício de Nassau; ex-juiz eleitoral do TRE/RN. Autor do livro “Princípio da Congruência no Direito Processual Civil”.
Em 2011, teve o artigo “A dimensão ética dos partidos políticos: a análise da moralidade e vida pregressa como condição de indicação à convenção partidária”, no XX Congresso do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), em Vitória/ES.
Em dezembro de 2011, recebeu o Título de Cidadão Itauense, numa propositura do vereador Gildo Pinheiro.
Em agosto de 2012, foi homenageado na Câmara de Vereadores de Natal, em virtude da passagem do dia do advogado.
Constantemente, é requisitado para participar como palestrante, de seminários e encontros. Foi um dos conferencistas do II SERIDÓ DEBATE ELEIÇÕES – OS NOVOS HORIZONTES DA DEMOCRACIA, realizado em maio de 2012 e em 3 edições de um dos maiores eventos da blogosfera do oeste potiguar, o ENCONTRO DE BLOGUEIROS E ADMINISTRADORES DE SITES DO OESTE POTIGUAR, que ocorreram em Tenente Ananias; Antônio Martins e Martins, entre 2011 e 2013.
Orgulhoso em ter convivido PR muito tempo na Fazenda malhada Vermelha, em Severiano Melo, faz sempre questão de citar a participação de seu pai, Nilo ferreira, na sua formação, não só acadêmica, como pessoal e profissional.
Dr. Nilo Ferreira Pinto Júnior é referência para o mundo jurídico e como cidadão.

EDVAL BEZERRA DE LIMA
Nasceu em 23 de março de 1963. É professor, com licenciatura em Letras pela UFRN. Tem pós-graudação em Especialização em Coordenação Pedagógica, Supervisão e Gestão Educacional, pela ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, em Canos/RS.
Participou efetivamente do FÓRUM NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICVIPAIS DE EDUCAÇÃO, em Curitiba, no ano de 2009.
Professor de Literatura e Língua Portuguesa da Escola Estadual professor Anísio Teixeira,  entre 1999 e 2004. Secretário Municipal de Educação de Senador Georgino Avelino, de 2005 a 2011.
Hoje, governa o município de Senador Georgino Avelino.

EXPEDITO SALVIANO
Nasceu em 02 de dezembro de 1955. Nasceu no sítio Cajueiro, município de Patu/RN. Filho de Pedro Salviano e Maura Maria Salviano. na adolescência, trabalhou na agropecuária, mudando-se com a família para Caraúbas, onde estudou e desempenhou a função de balconista comercial. Em 1975 transferiu residência para Mossoró, onde cursou o 1º ano do ensino médio no Colégio Diocesano Santa Luzia. Cloclui o curso técnico na Escola Agrícola de Jundiaí. É agrônomo e funcionário de carreira da EMATER. 
Vereador em São Miguel, de 1989 e 1996. Foi um dos principais defensores da emancipação política do distrito de Padre Cosme, hoje, a cidade de Venha-Ver. Candidatou-se ao executivo de Venha-Ver, vencendo o pleito. Está em seu 4º mandato como administrador municipal. Casado com Eustânia Maria Fernandes Salviano, tem 3 filhos: Elaine; Eliane e Ellan Klayton.
Pessoa de grande carisma, goza de elevado prestígio com seus pares. Político de grande habilidade. Tem no diálogo o seu ponto forte.

SÉRGIO FERNANDES DE MEDEIROS
Nascido em 07 de março de 1983, em Serra Negra do Norte/RN. Foi secretário de saúde e vereador na sua terra natal. Em 2012 disputou o cargo de prefeito. Foi coordenador de planejamento e pesquisa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e conselheiro administrativo da Agência de Desenvolvimento do Seridó. Exerceu também assessor especial da Casa Civil do governo do RN Sérgio Fernandes é contador e atualmente exerce a presidência da FUNDAC, Fundação Estadual da Criança e Adolescente.
Durante a campanha de 2012, foi autor de uma das mais comentada frase do RN. Por ser muito jovem, em pretender ocupar o executivo serranegrense, alguém disse: "Não podemos deixar de votar em um homem com experiência, para votar em um menino (pela pouca idade de Sérgio Fernandes). No seu comício, dias após esta "pérola", Sérgio respondeu: "posso até ser menino, mas nunca fui moleque". E este termo "menino", ganhou espaço e tornou-se no codinome do candidato tucano até os dias de hoje. Homem íntegro; justo e leal, é publicamente conhecido por sua postura e caráter. 

WASHINGTON CARLOS DE OLIVEIRA SALES
Nasceu em 18 de maio de 1965, na cidade de Umarizal/RN.
Eleito vereador por 02 mandatos. É notoriamente um legislador de destaque do legislativo umarizalense. Foi o mais votado em 2012, (805 votos), com quase 30% a mais que a votação do 2º colocado (629). Hoje, preside a Câmara de Vereadores de Umarizal e é, segundo informações de populares, cotado para no futuro disputar o executivo municipal. Tem dentre suas qualidades, a disciplina; humildade e honestidade. Homem de elevado conhecimento e merecedor de profundo respeito, tanto da classe política, como da sociedade. 


PAULO DE TARSO VERÍSSIMO
Em 02 de dezembro de 1967, nascia Paulo de Tarso Veríssimo, tendo como local o sítio Figueiredo, município de João Dias/RN. Filho de Cícero Veríssimo de Sá e Terezinha de Jesus Silva Veríssimo. Um fato curioso, seu pai, Cícero era conhecido por Paulo.
Começou sua vida educacional na escola rural do sítio de origem. Passando a estudar na adolescência, na Escola José Osias, na sede da cidade, tendo posteriormente mudado para a vizinha Alexandria/RN.
Depois, passou a trabalhar no Centro de Saúde de João Dias, quando sua mãe foi prefeita do município.
Também, desempenhou suas funções como assessor do então deputado estadual Leonardo Arruda.
Em 1992, foi candidato ao executivo joaodiense, vencendo o pleito. Tendo como bandeira da administração a saúde; educação e assistência social, sendo um dos maiores incentivadores da cultura popular na região. Reeleito em 1996, deu uma alavancada no município, que apesar de ser um dos menores do estado do Rio Grande do Norte, é referência em organização no alto oeste potiguar. Revitalizando ruas e avenidas; construindo obras de grande impacto, surpreendendo gestores de cidades com maior arrecadação e índice populacional.
Em 2004 voltou a ocupar o cargo de prefeito, sendo reeleito em 2008.
Adeptos de cantorias e festas populares, apoiando eventos que tenham a cultura nordestina como tema e resgate da origens, tem seu nome gravado não só na política, como na tradição das raízes oestanas e nordestinas.

CLAUDEMBERG DANTAS
Renomado consultor e programador contábil na área pública. Possui experiência e profundo conhecimento há mais de 20 anos de atividade. E notavelmente conhecedor de atos e fatos administrativos dos Egrégios Tribunais de Contas da União, do Estado do Rio Grande do Norte e da Controladoria-Geral da União (CGU).





ANTÔNIO CARLOS DANTAS
Nasceu em 18 de outubro de 1966, em São José de Brejo do Cruz/PB. Acadêmico de Direito e Sargento PMRN, preside a Câmara Municipal de Rafael Godeiro, exercendo o mandato de vereador pela primeira vez, sendo o 2º mais votado, obtendo 258 votos, equivalendo a quase 10% do contingente eleitoral. Um dos primeiros chefes do legislativo da região oeste potiguar, a criar o Portal da Transparência.
É requisitado para palestras em seminários e congressos, tendo como o tema mais solicitado, a transparência no legislativo.

Figura de destaque na região, tem grande círculo de amizade, sendo conhecido pela postura reta e caráter ilibado.

CIRO GUSTAVO ALVES BEZERRA
Contabilista e empresário. Nasceu em 14 de março de 1981. É um dos novos talentos da política oestana. Sem nunca ter ocupado cargo eletivo, disputou seu primeiro pleito para prefeito de Itaú/RN com uma grande vitória nas urnas, sendo eleito com 57,84% dos votos válidos. Índice conceituado para quem estreou na vida pública. Em recente pesquisa de opinião pública, alcançou elevado percentual em seus primeiros meses de governo.
Casado com Jaíra Martins, tem 2 filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário