email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Sobe para 13 número de Cidades com Abastecimento em Colapso no RN; Patu está na Lista



O número de cidades com colapso no abastecimento de água subiu para 13 no Rio Grande do Norte. Os municípios tiveram a cobrança de faturas suspensa pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), que atende 153 das 167 cidades do estado.


As cidades com serviços paralisados estão concentradas nas regiões Oeste e Seridó do estado. Atualmente sofrem com o colapso no abastecimento os municípios de Cerro Corá, Antônio Martins, Luís Gomes, Pilões, Água Nova, São Francisco do Oeste, Ipueira, Equador, São José do Seridó, Jucurutu, João Dias, Cruzeta e Carnaúba dos Dantas.

A Caern acrescenta que há diminuição da oferta de água em um trecho da adutora Arnóbio Abreu, no Médio Oeste. A ausência de chuvas causou a baixa no reservatório, o que afeta também a qualidade da água. O trecho compreende as cidades de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu e algumas comunidades rurais.

Inclusa na lista das cidades em colapso, Jucurutu só terá as cobranças suspensas a partir de outubro – com vencimento em novembro. As faturas já entregues aos moradores devem ser pagas, pois representam o serviço já prestado à população no mês de setembro, sendo referente à água já consumida. 
A seca tem sido a principal responsável pela redução no abastecimento da cidade, causando uma baixa vazão no rio Piranhas-Açu. De acordo com a Caern, as equipes têm tentado fazer o abastecimento, porém as partes altas estão sendo atendidas por carros-pipas. O sistema de abastecimento de água de Jucurutu atende aproximadamente 18 mil habitantes da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário