email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Especial!

Sistema Eficiente de Captação de Água. Necessidade Urgente nos Centros Urbanos Também.
Prof. Aluísio Dutra de Oliveira.
Imagem ilustrada google

A população da região Nordeste sempre sofreu com o problema da escassez de água pois está localizada em uma região semiárida onde a precipitação pluviométrica é baixa. A convivência com a seca é uma questão certa que necessita está sempre na consciência da população pois períodos de estiagem serão frequentes. De uns tempos para cá essa consciência melhorou, principalmente nas ações governamentais para zona rural de convivência com a seca no que diz respeito a politicas públicas de construções de cisternas de placas bem como a construção de barragens, tanques de pedras, barreiros etc, para captação de água no período das poucas chuvas, onde a média no Nordeste fica em torno de 500 a 600 milímetros no período das chuvas. 
Com relação aos centros urbanos essa consciência de armazenar água em reservatórios de maior capacidade ainda não é constatada nas residências e prédios públicos pois a captação de água das chuvas não se tornou ainda uma prática dos usuários. A captação de água da população urbana se resume apenas a pequenas bicas para encher pequenos depósitos. 
Em tempos de estiagem onde os reservatórios a cada ano vem diminuindo suas capacidades, se faz necessário que a população urbana também comece a ter a consciência de instalar um sistema de captação de água e armazenar em reservatórios com maior capacidade como os 10, 20 ou 30 mil litros para o seu consumo durante o ano. 

Os estabelecimentos públicos, principalmente escolas, que necessitam gastar muita água precisam urgentemente instalar um sistema de captação de água para armazenar 50 ou 100 mil litros de água que servirá para o ano enquanto não chega o próximo período de chuvas. O investimento em um sistema de captação de água evitará gastos no que se diz respeito ao abastecimento em carros pipas onde custa em média 100 ou 140 reais uma pipa de água. Os governos necessitam investir nos seus estabelecimentos na instalação de um sistema eficiente de captação de água sendo uma necessidade urgente que trará muitos benefícios como também reduzirá custos a curto prazo no tocante a gastos de abastecimentos em carros pipas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário