email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Fórum discute o Processo de Avaliação Institucional


Avaliação
O aperfeiçoamento do Processo de Avaliação Institucional foi discutido nesta terça-feira, 5 de maio, durante o Fórum das CPAs – Comissão Própria de Avaliações – evento realizado de forma conjunta pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
O conferencista da noite, professor Robert Evan Verhine, coordenador de Avaliação da Superintendência e Avaliação e Desenvolvimento Institucional (SUPAD) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Ex-presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), compartilhou sua experiência, abordou as exigências do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e enfocou conceitos importantes como: autonomia, continuidade das ações e utilização dos resultados.

O reitor Pedro Fernandes apresentou o palestrante e ressaltou o diálogo que a UERN tem mantido com outras Instituições de Ensino Superior. “Estamos discutindo esse tema junto com a UFERSA e temos a satisfação de contar na plateia com representantes da UnP e da Faculdade Mater Christi”, ressaltou o reitor Pedro Fernandes.

Prestigiando o evento, o reitor da UFERSA, professor José de Arimatea Matos, ressaltou que o principal aspecto da CPA é sua independência. “Essa discussão é de suma importância. A CPA está dentro do SINAES através de uma lei criada em 2004 e deve ter total independência”, afirmou o reitor da UFERSA. 
Além do Fórum, os membros que integram as CPAs das duas universidades participaram de uma oficina interna com o professor Robert Evan Verhine. Na UERN, a CPA é presidida pela professora Verônica Maria de Araújo Pontes e na UFERSA pelo professor Alexandre José de Oliveira.
O evento contou ainda com uma apresentação cultural do Grupo de Teclados do Conservatório de Música D´Alva Stella Nogueira Freire, com acompanhamento do prof. Francisco das Chagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário