email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 26 de maio de 2015

CARTA DE APOIO DE APOIO À UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN – é a única Instituição de Ensino Superior que está presente em todas as regiões do Estado, sendo responsável pela formação de profissionais e produção de conhecimento em diversas áreas, condição que a credencia como peça fundamental no processo de desenvolvimento socioeconômico, político e cultural do Rio Grande do Norte.
Apesar da importância e abrangência territorial da nossa Universidade, os sucessivos governos, nos últimos anos, têm implantado uma política de cortes drásticos no orçamento da nossa Instituição, o que contribui para o sucateamento de suas condições de funcionamento e a impossibilita de cumprir plenamente seu papel social de garantir uma formação profissional pública, gratuita, presencial e de qualidade.
Ademais, o quadro atual se agrava em virtude do descumprimento, por parte do Governo do Estado, de acordo salarial firmado com as categorias da UERN em outubro do ano passado, o que forçou mais uma greve de docentes e técnicos administrativos, com o apoio dos estudantes, na instituição.
As consequências de tal situação resultam em uma acentuada evasão dos mestres e doutores da Universidade para outras instituições de ensino, inviabilizando a pesquisa e, por conseguinte, a legitimação e reconhecimento de nossa Universidade perante a comunidade acadêmica nacional, tendo em vista que tal anomalia enfraquece a UERN no sentido de ser uma universidade que prima pela indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
É diante destes fatos irrefutáveis que nós, como entidades comprometidas com a causa social e com os direitos fundamentais mais proeminentes da pessoa humana, nos solidarizamos e apoiamos este movimento dos servidores da UERN. Esperamos, pois, que se estabeleça, entre as partes envolvidas e responsáveis, o diálogo necessário para uma solução adequada à questão em evidência.
ADUERN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário