email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Cartas pós-modernas - A Natureza



A Natureza
 

 
 
É o saco de pancadas da humanidade;
O mar é o destino final de dejetos humano-industriais; Cemitério de persona-lidades: Ulisses, Poseidon, Bin Laden.
O plástico não-degradável pelo próximo meio milênio, geração pós-geração o acompanhará até se resignificar paleontologicamente. Por enquanto, segue como praga do mar.
PALEONTOLOGIA DO MAR
 
 
Cansado da plástica deglutição abissal, o senhor de barbatanas tem vindo à praia para variar o seu já diversificado cardápio. Agora se incluem as grossas coxas das turistas e as ágeis pernas dos surfistas, as vezes se incluem as frágeis canelas dos cinegrafistas. O que foi floresta que seja hoje peça do mobiliário colonial! 
AVISO TUBARÃO NA PRAIA
 
Hotel para ruminantes ou combustível automotivo verde. Quem achar que o seringal não é sustentável receberá uma ATPF sem marca d’água emitida pela empresa Ouro Verde, podendo facilmente enriquecer com a financeirização da economia global. O crime ambiental equivale uma contravenção.
 
Condenados a 10 anos de reclusão perambulam livres sem tornozeleiras, derrubando florestas, fazendo queimadas, agredindo e ameaçando ambientalistas.  Onde foi cachoeira que seja usina, principalmente, se ela descia por um belo monte.

USINA BELO MONTE

 
Se o monte é santo, ele será capaz de produzir transgênicos para promover suicídio em massa na miseravelmente produtiva cotonicultura indiana? Se a floresta esconde comunistas, inventa-se o agente laranja para desfolhá-la. Índios, negros, mulheres, esquimós e meninos! Saiam! Nós vamos pegar seu ouro! Como não existe mercado consumidor para a indústria química: Ela será redirecionada para envenenar as mesas brasileiras, mas o verde resiste, o verde não desiste, insiste!
 
 
A encíclica papal é verde. A largos passos se caminha para completa desarmonia ecossistemática. Um sussurro: Greenpeace!
O sapo e a gia formarão um casal top model; O combate à praga do bicudo matou o solo semiárido, desertificando-o e colocou agrônomos na fila de transplante hepático; o jumento não serve mais para carregar água porque existem adutoras, não serve para carregar mercadorias em caçuás porque existe caminhão-baú, não serve para transporte individual porque existem motocicletas; no mundo pós-moderno, não há lugar para viver de contemplação; o jumento está condenado a perambular pelas rodovias sendo atropelado e causando acidentes, a solução veio da chapada.
 

Será carne para presos e merenda escolar; Seria o promotor Jumento? Ou o jumento, o verdadeiro promotor? À corrosão da solidariedade humana resistirá a natureza? Sempre guerra. Com ódio e com medo! Assina a natureza humana. Nietzsche não está morto! Deus está...   
 

FILÓSOFO NIETZSCHE

Nenhum comentário:

Postar um comentário