email atual aluisiodutra@gmail.com

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Cinco cidades do Sertão da PB têm maiores índices de chuva e Aesa prevê mais

As cinco cidades que registraram os maiores índices de chuva da Paraíba em janeiro deste ano estão no Sertão do estado. Até esta quarta-feira (27), a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), contabilizou números mais altos em Bom Jesus (316,1 mm), Catingueira (283,5 mm), São José da Lagoa Tapada 283,4, Cacimba de Areia (281 mm) e Emas (275,4 mm). A Aesa prevê mais chuvas, com aumento gradual nos próximos dias.
De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, já choveu acima da média histórica em várias cidades sertanejas neste mês de janeiro. “Em muitos locais do semiárido a média gira em torno dos 100 milímetros. Este número é obtido com base nos registros das chuvas dos últimos 30 anos. No caso do município de Bom Jesus, por exemplo, tivemos um aumento de mais de 200%”, informou.
“Estas precipitações foram provocadas pelo fenômeno meteorológico chamado de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, o VCAN, como é mais conhecido. Ele costuma atuar com mais intensidade nos meses de dezembro e janeiro na região Nordeste”, acrescentou o meteorologista Lindemberg Lucena da Silva.
Na terça-feira (26), o sistema de monitoramento da Aesa detectou chuvas em 26 cidades paraibanas e, nesta quarta-feira, em apenas um município. Foi na cidade de Rio Tinto, na região do Litoral. A expectativa dos meteorologistas é que a partir da próxima semana as chuvas aumentem de forma gradual no interior do estado, já que a estação chuvosa da região semiárida ocorre entre os meses de fevereiro e maio.
“A circulação dos ventos em médios e altos níveis da atmosfera continua contribuindo para a redução da nebulosidade. A tendência é que, na quinta-feira, o tempo permaneça com nebulosidade variável com possibilidade de ocorrência de chuvas em pontos isolados do Sertão”, acrescentou Marle Bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário