email atual aluisiodutra@gmail.com

quinta-feira, 17 de março de 2016

Audiência Pública Discutiu Saneamento Básico no Municipio de Patu


O tema da Campanha da Fraternidade 2016 é Casa Comum, nossa responsabilidade. A campanha discutirá a situação do saneamento básico em todo o país. Em Patu a vereadora Lucélia Ribeiro entrou com requerimento na Câmara Municipal solicitando uma audiência pública para discutir a situação do saneamento básico no município. O requerimento foi aprovado por todos os vereadores, recebendo também o apoio da Secretaria Municipal de Educação através da Secretaria Chemila Rocha e do Professor José Bezerra, coordenador da CF 2016 em Patu, que fez articulação para a participação maciça de alunos da rede pública que lotaram o auditório do Campus de Patu para prestigiar a audiência pública. 
Saneamento básico representa um conjunto de procedimentos adotados por uma politica de governo com o objetivo de proporcionar uma situação higiênica saudável para sua população. Com estas medidas, é possível garantir a qualidade de vida e a promoção da saúde, evitando assim a proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente e facilita-se a atividade econômica.
A Secretária Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades Classifica o saneamento básico no Brasil, compreendido por quatro serviços: 
O abastecimento de água potável.
O esgotamento sanitário.
A gestão de resíduos sólidos urbanos.
E o manejo de águas pluviais urbanas.
O intuito da audiência pública foi provocar um debate sobre a situação de saneamento básico no município de Patu a para isso participaram como expositores e debatedores seis pessoas que fizeram as suas exposições sobre o assunto:  Padre Américo Leite, Prof. Aluísio Dutra de Oliveira, Engenheiro do SEAPAC, Fabrício Edino Jales, Coordenador da Vigilância Sanitária Aguinaldo Gomes, Secretário de Saúde, Dr. Ednardo Moura e o Secretário de Finanças da prefeitura de Patu, Rivelino Câmara.
Para a vereadora Lucélia Ribeiro a audiência foi importante porque vários assuntos foram debatidos sobre  a situação do saneamento básico do município de Patu bem como surgiram  propostas que foram encaminhadas visando a melhoria sobre o tema em questão que representa o foco principal da Campanha da Fraternidade 2016 que este ano é ecumênica, ou seja, organizada por todas as Igrejas cristãs do Brasil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário